Geral
Publicado em 10/04/2021 às 09:58
Sala e Nide divulgam artigo avaliando 100 primeiros dias de governo em Tenente Portela
Documento frisa desafios enfrentados diante da pandemia da Covid-19
O prefeito e o vice-prefeito de Tenente Portela, Rosemar Sala e 𝐿𝑒𝑜̂𝑛𝑖𝑑𝑎𝑠 𝐵𝑎𝑙𝑒𝑠𝑡𝑟𝑖𝑛 divulgaram neste sábado, 10 de abril, um artigo de avaliação dos 100 primeiros dias da atual gestão.
Sala e Balestrin foram eleitos, em 15 de novembro, com 53,57% dos votos válidos destacando que as prioridades da atual gestão seriam a Saúde e a Educação. Em entrevista ao Grupo Chiru, em dezembro de 2020, quando anunciou a equipe de governo Sala disse que existiam muitas demandas a serem atendidas nas áreas de infraestrutura rural. Na época Sala frisou que a geração de emprego e renda no município também receberia atenção especial.
CONFIRA O ARTIGO NA ÍNTEGRA
𝗧𝗘𝗡𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗣𝗢𝗥𝗧𝗘𝗟𝗔: 𝟭𝟬𝟬 𝗗𝗜𝗔𝗦 𝗗𝗘 𝗚𝗢𝗩𝗘𝗥𝗡𝗢
Neste 10 de abril completamos 100 dias de gestão. O tempo tem sido de afirmação e de muito trabalho. Quem nos escolheu para estar aqui, o fez motivado pela mudança, e passada esta etapa, acreditamos que é possível perceber que a mudança vem acontecendo. Ela está presente na forma de administrar o município que tanto amamos. Ela se consolidada no jeito de tratar o povo. A caminhada está apenas começando, mas a convicção é de que os primeiros passos foram firmes e seguros na direção certa.
Cada dia, um novo desafio. Ainda mais neste momento de luta pela vida. A Covid é impiedosa e geradora de uma crise sem precedentes em todos os lugares. A doença provocou perdas irreparáveis em dezenas de famílias portelenses, as quais reiteramos nossos sentimentos de pesar.
Inevitavelmente, a pandemia é tema presente na nossa rotina diária. Para enfrentá-la, investimos para garantir o funcionamento eficiente de nossos serviços públicos de saúde. Aportamos recursos para o Hospital Santo Antônio e montamos um verdadeiro mutirão para vacinar a nossa gente, o mais rápido possível. Até o momento, recebemos mais de 6.500 doses e seguramente já imunizamos, com ao menos uma, aproximadamente 30% da nossa população. Queremos vacinar mais e temos o nosso plano próprio para a aquisição de 5.600 doses. Caso a União não dê conta do recado, faremos o investimento.
Devido as consequências deste terrível vírus, a efetivação de novas políticas públicas teve que dividir as atenções com a adoção de medidas de combate a pandemia. Mesmo assim, com o foco na saúde, sem descuidar das demais áreas, acreditamos que o Governo finaliza esta etapa com saldo positivo. Fundamental para isso é a relação de respeito e diálogo que mantemos com os trabalhadores de todos os setores da prefeitura. Nossa via com os servidores é de duas mãos. O comprometimento é mútuo.
Pegamos um município com várias obras iniciadas, na prática ou no papel. Antes de lançar qualquer novo projeto, e temos os nossos, priorizamos tocar estes que foram herdados. Estamos acompanhando de perto e podemos garantir que estão avançando, não ainda no ritmo desejado, mas vamos acelerar. Em outra frente, implantamos um mutirão de revitalização dos espaços públicos e das vias urbanas. O “tapa no visual” já pode ser notado. Ainda há muito a fazer, e faremos. Para nós, zelar pelo bem público é uma ação permanente que, portanto, precisa ser praticada todos os dias, pelos gestores e pelo cidadão.
O acesso ao mercado de trabalho, mesmo em meio as incertezas, está sendo facilitado e resultou nestes 100 dias na geração de mais de 50 novas vagas diretas, na iniciativa privada. Pouco ainda, diante do compromisso assumido, mas é só o começo, muito em breve outros postos serão abertos, inclusive para recolocar aqueles que perderam o emprego. Confiamos nas vocações de nossa gente e no potencial de nossa terra.
Direcionamos um olhar especial para as áreas essenciais. Ajustamos o que era preciso, mantivemos o que vinha dando certo. Desta forma adaptamos a nossa rede pública a nova forma de ensinar. Enquanto não é possível o contato direto em sala de aula, seguimos com a ensino remoto. Não esquecemos do nosso compromisso social. Quem mais precisa, está tendo o amparo. Sabemos que é preciso ampliar, e não mediremos esforços para oportunizar vida digna a todos os portelenses.
O momento crítico nos impediu um contato mais próximo com a população. As restrições sanitárias, no entanto, não inviabilizaram a nossa presença em vários lugares. Literalmente temos colocado o “pé na estrada” para acompanhar de perto as ações do Governo. Determinamos esforço total na recuperação de estradas e no incremento dos serviços de apoio as atividades produtivas do setor agropecuário. Tem muito trecho a ser recuperado, tem muito cascalho para ser rolado, tem empreendimento a ser viabilizado. Gradativamente chegaremos lá.
É fundamental que se diga que tudo o que nos trouxe até aqui, serve de base para tudo aquilo que queremos e vamos fazer daqui para frente. Por isso, tão importante quanto falar dos 100 dias, é projetar os próximos 100, 200, 300 dias, e assim por diante. O período que se avizinha será ainda mais decisivo, haja vista que precisamos implantar ações certeiras que recuperem o terreno perdido por conta da pandemia.
O cidadão portelense, pode ter certeza: seguiremos preservando vidas, mas também reforçaremos as medidas que estanquem o revés econômico e que nos coloquem novamente no caminho do desenvolvimento. De forma responsável, sem comprometer nosso futuro, investiremos ainda mais na retomada econômica e social. Sempre é claro, ouvindo o povo e procurando atender os seus anseios, afinal só estamos aqui pela vontade dele.
Finalizamos esta mensagem alusiva ao 100º dia de nosso Governo agradecendo o apoio, o engajamento e a compreensão de todos. Vamos seguir juntos trabalhando cada vez mais, afinal, como diz o trecho do nosso hino que se tornou o lema de nossa gestão: Tenente Portela é o “orgulho de nossa gente”.
𝑅𝑜𝑠𝑒𝑚𝑎𝑟 𝑆𝑎𝑙𝑎, 𝑝𝑟𝑒𝑓𝑒𝑖𝑡𝑜
𝐿𝑒𝑜̂𝑛𝑖𝑑𝑎𝑠 𝐵𝑎𝑙𝑒𝑠𝑡𝑟𝑖𝑛, 𝑣𝑖𝑐𝑒-𝑝𝑟𝑒𝑓𝑒𝑖𝑡𝑜