Menu

12°

Palmitinho - RS
24° max
10° min

Fechar

12°

Palmitinho - RS
24° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Sarau Especial Elas marca um ano da campanha Máscara Roxa no RS

    Campanha possibilita às mulheres vítimas de violência doméstica fazerem denúncias em farmácias credenciadas

    Lançada em junho de 2020 no Rio Grande do Sul, a campanha Máscara Roxa possibilita às mulheres vítimas de violência doméstica fazerem denúncias em farmácias credenciadas como ‘amiga das mulheres’. A iniciativa ajudou a combater o elevado número de casos verificados neste período de pandemia, quando as mulheres passaram a conviver mais tempo com os agressores e necessitavam de canais de socorro.

    Para marcar um ano de funcionamento e a continuidade da campanha, a Assembleia Legislativa, em parceria com o Comitê Gaúcho ElesPoElas da ONU Mulheres, realizou o Sarau Especial Elas, com show das cantoras Loma Pereira e Tatiéli Bueno. As artistas gaúchas apresentaram repertório de músicas de diversos compositores brasileiros que fazem referência não só à figura feminina, mas também suas lutas. O show, transmitido pela TV Assembleia, foi acompanhado presencialmente por um pequeno grupo de convidados e convidadas, com restrições e protocolos sanitários de distanciamento.

    Antes do espetáculo, houve novas adesões ao movimento mundial da ONU Mulheres, o HeForShe. Assinaram o termo de compromisso a Rede de Farmácias Associadas, representada pela coordenadora de comunicação, Patrícia Lima; e a Liga Gaúcha de Futsal, pelo presidente Nelson Bavier. A partir da adesão, a Rede de Farmácias e a Liga reforçam em seus setores o compromisso em defesa da igualdade, pelo fim da discriminação e da violência contra mulheres e meninas.

    O deputado Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho ElesPorElas, relatou a trajetória percorrida até que se chegasse à efetivação da Campanha Máscara Roxa. Ele contou que em 2011, no seu primeiro mandato, a Assembleia Legislativa deu um passo importante, que serviu de exemplo a outros parlamentos brasileiros, ao ter todos os deputados com adesão à Frente Parlamentar dos Homens Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, na qual Pretto é o coordenador. 

    O deputado frisou que a partir da Frente Parlamentar foram criados grupos de trabalho envolvendo diversas outras entidades e setores, entre eles os clubes de futebol Grêmio e Internacional, empresários, universidades e institutos federais. Fruto desse pioneirismo na Assembleia, que colocou homens também na luta pelo fim da violência contra as mulheres, Pretto foi convidado em 2013 para falar sobre a experiência em um evento da ONU Mulheres em Nova York. Em 2014 passou a se organizar em vários países o Movimento Global HeForShe pela igualdade de gênero, sendo que o deputado passou a integrá-lo no Brasil.

    *Com informações AL/RS

    None
    No Ar: Super Sequência com . 21:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Pub 91

    Amanda Busnello

    17:00 - 22:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    21:00 - 00:00