Geral
Publicado em 08/05/2021 às 10:42
SC: Governador Carlos Moisés é absolvido em processo de impeachment
Moisés obteve os 4 votos necessários para voltar ao cargo em julgamento; governador era acusado de crime de responsabilidade no caso da compra de 200 respiradores sem licitação
Por apenas um voto, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, do PSL, foi absolvido no processo de impeachment.
Tribunal especial, composto por cinco deputados estaduais e cinco desembargadores, julgou ao longo do dia se o governador cometeu crime de responsabilidade na compra de 200 respiradores pulmonares por R$ 33 milhões sem licitação.
Para ocorrer o impeachment, seriam necessários sete votos favoráveis, porém seis dos julgadores consideraram que Moisés cometeu o crime. Todos os desembargadores e um, dos cinco dos deputados, votaram pela responsabilização de Carlos Moisés. Assim o governador se salvou da cassação.
Durante o julgamento, o advogado de defesa do governador, Marcos Probst, alegou que Carlos Moisés não tinha conhecimento da compra dos respiradores. Um dos cinco advogados de acusação, Leonado Borchardt, contestou a defesa e disse que o governador teve participação na compra fraudulenta.
Nas redes sociais, Carlos Moisés disse que a decisão põe um ponto final às tentativas de atribuir falsamente a ele a prática de atos ilegais.
O governador estava afastado do cargo desde o final de março, sendo substituído por sua vice, Daniela Reinehr. Esse é o segundo julgamento de pedido de impeachment contra Carlos Moisés. Ele também foi absolvido, no ano passado, em outra ação.