Geral
Publicado em 01/09/2022 às 15:22
Secretarias da Saúde e Educação de Tenente Portela realizam trabalho em conjunto para ampliar a cobertura vacinal
Pais estão sendo orientados a enviar para a escola a Caderneta de Vacinação de estudantes menores de 15 anos
Uma ação em conjunto entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Tenente Portela está buscando ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite e demais imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes menores de 15 anos, estão sendo orientados a enviar para a escola a Caderneta de Vacinação do filho. Com o documento em mãos, profissionais da Sala de Vacinas farão a conferência e informarão se estão em dia ou se tem alguma vacina em atraso.
A iniciativa começou a ser colocada em prática nesta semana, a partir de encontro com as direções dos educandários do município. “A ideia é simples: a Caderneta vai junto na mochila do aluno, o professor repassa para nossos profissionais da Saúde, que analisam e colocam um bilhete informando sobre a doses que eventualmente precisam ser feitas”, destaca a secretária de Saúde Magna Sinhori. A secretária frisa que a iniciativa está baseada em nota técnica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde. O órgão, vinculado a Secretaria de Saúde do Estado, solicita que a Campanha Nacional de Multivacinação, para Atualização da Caderneta de Vacinação, seja intensificada.
Magna ressalta ainda que, nos últimos anos têm ocorrido uma queda na série histórica das coberturas vacinais de crianças e adolescentes, o que aumenta o risco de emergência de doenças imunopreveníveis e erradicadas, como a poliomielite, por exemplo. Estas ações visam alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina da poliomielite na faixa etária de um a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados menores de 15 anos de idade e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos de idade teve início no dia 8 de agosto a se estenderá até o dia 9 de setembro.