Geral
Atualizado em 29/01/2025 às 11:53
Servidores de Palmeira das Missões recebem capacitação para elaborar projetos e buscar recursos para município
Iniciativa faz parte do programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS
Com o objetivo de fornecer ferramentas que auxiliem na elaboração e avaliação de projetos, bem como na captação de recursos em diferentes órgãos públicos ou entidades privadas, o Sebrae RS proporcionou o curso de 'Elaboração de Projetos - da captação à prestação de contas', em Palmeira das Missões.
A iniciativa faz parte do programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS e tem a missão de engajar e capacitar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas para apoio e fortalecimento do empreendedorismo. Desta forma, o curso contribui para o desenvolvimento econômico local. Para promover a melhoria das ações públicas, a capacitação dos servidores públicos é fundamental.
– A capacitação de servidores públicos desempenha um papel crucial no desenvolvimento municipal. Capacitar a equipe é o primeiro passo para que o município possa desenvolver ações que impactem diretamente a qualidade de vida da comunidade. Esse tipo de iniciativa permite que os gestores estejam mais preparados para captar recursos de forma eficaz, potencializando investimentos que realmente atendam às necessidades locais –, destaca Euclides Spies, gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Palmeira das Missões, Jeronimo Cecatto, salienta que a qualificação dos servidores públicos é estratégia primordial para avançarmos com projetos que melhor atendam as necessidades dos munícipes. "Nada melhor que oxigenar com novos conceitos e práticas, não somente na elaboração de projetos, mas também na busca por recursos que atendam todas as secretarias", salientou ele.
O curso abordou temas como controle social e governamental, ferramentas de controle social e conceitos, fontes de recursos e as diferenças entre repasses e patrocínios, orçamento geral da União, captação de recursos, planejamento estratégico de gestão de instrumentos de repasse, planejamento orçamentário, transparência e uso da internet como ferramenta de divulgação, além de conhecimento e funcionamento das emendas parlamentares.
*Informações Sebrae