Geral
Publicado em 02/12/2021 às 15:12
Setur e Codemau firmam convênio para fortalecer o turismo regional
Assinatura ocorreu nesta quinta-feira, 2 de dezembro, em Porto Alegre
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e o Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) assinaram nesta quinta-feira, 2 de dezembro, convênio para viabilizar financeiramente o projeto Fortalecimento do Turismo Regional, que beneficiará sete municípios da região.
O momento foi marcado por ato solene realizado no gabinete do secretário de Turismo, Ronaldo Santini, em Porto Alegre. Representando o Codemau participaram a presidente Marcia Faccin, o tesoureiro José Galera e o assessor voluntário Mauro Rosa.
O projeto foi uma demanda eleita na Consulta Popular 2018/2019, no valor de R$ 305.984,85, com o objetivo de divulgar e qualificar o turismo regional.
Conforme a presidente do Codemau, Marcia Faccin, o desenvolvimento deste projeto tem caráter estratégico, pois teve como base o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região do Médio Alto Uruguai 2015/2030. “Os municípios contemplados são aqueles que votaram na demanda na época do pleito, como Alpestre, Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Palmitinho, Pinheirinho do Vale e Rio dos Índios. Entre as ações do projeto estão a criação de plataformas digitais e demais materiais para a divulgação das atrações e pontos turísticos, além da realização de qualificações para os empreendedores da atividade na região –, explicou Marcia.
A coordenação das ações propostas no projeto ficou a cargo do Codemau e para a execução das atividades serão abertos processos licitatórios.
A diretoria do Codemau aproveita a oportunidade para reforçar que na cédula de votação da Consulta Popular 2021/2022, cujo período de votação se encerra em 15 de dezembro, tem uma proposta contemplando o turismo também com a finalidade de divulgar e qualificar o setor, e se eleita poderá contemplar os demais municípios da região.
Os próximos trâmites para acesso efetivo ao recurso devem ser realizados nos próximos meses, bem como reuniões com os representantes do setor de cada município beneficiado. Estas informações serão divulgadas nas plataformas do Codemau.