Geral
Atualizado em 21/06/2025 às 11:32
“Seu horário é o nosso horário”: o que explica a rápida expansão do Supermercado Avenida em FW
Aposta em um modelo de atendimento estendido rendeu frutos para a rede, que acaba de inaugurar a 5ª unidade na cidade.
De uma pequena loja no bairro Santo Inácio para um modelo de negócio que acaba de inaugurar a 5ª unidade em Frederico Westphalen. Tudo isso em cinco anos. Não deixa de ser impressionante a expansão do Supermercado Expresso Avenida, empreendimento que apostou em um modelo inovador na cidade – e vem colhendo frutos.
Sob o lema “seu horário é o nosso horário”, as lojas do Expresso Avenida são sinônimo de portas-abertas a qualquer momento. Funcionam de domingo a domingo, das 7 horas da manhã até a uma hora da madrugada, sem fechar ao meio-dia. E são padronizadas: todas têm a mesma variedade de produtos, o que dá garantias de qualidade para o consumidor independentemente da unidade.
À frente da rede está Ismael Cocco dos Santos, empresário experiente em gerenciar negócios com horários alternativos. Durante anos, foi dono de uma rede de lanchonetes que também atendia nas madrugadas, o Tchê Lanches.
A mudança de ramo se deu em plena pandemia. Em 2020 Ismael viu na rede supermercadista uma oportunidade de recomeço, depois de enfrentar um período difícil na lanchonete. “Nosso capital inicial foi de R$ 700. Peguei a chave e já comecei a atender os clientes no mesmo dia”, relembra.
O começo foi na rua Duque de Caxias, onde já existia o mercado de nome Avenida. Ismael e um sócio fizeram um negócio com os antigos proprietários e começaram a trabalhar na operação.
Não demorou para Ismael notar que o atendimento em horário estendido atraía clientes. “Eles [os antigos donos] faziam o horário das 8 às 18 horas, horário normal. Eu comecei a ficar até as 19 horas, atendendo clientes, e então fui me inteirando desse modelo, fui estudar”, comenta.
A inspiração para ele veio de Chapecó, onde muitos estabelecimentos funcionam em horário ampliado. “Frederico Westphalen tem cara de cidade grande, o ritmo de vida aqui mudou. Tem gente saindo do trabalho 10, 11 horas da noite”, destaca. Foi então que o Expresso Avenida passou a atender até às 22 horas, um diferencial que, segundo ele, conquistou o público.
Gestão unificada e atrativos para os funcionários
Daí em diante a expansão foi rápida. O Avenida trocou de endereço e firmou o pé na João Muñiz Reis, também no Santo Inácio, onde a primeira loja com o modelo expresso passou a funcionar.
Entre 2021 e 2025, a rede abriu mais quatro unidades e hoje está presente também nos bairros Itapajé e Aparecida – com duas unidades. Além disso, acaba de inaugurar a 5ª unidade, no bairro Barril.
Ismael diz que a gestão unificada das unidades é um dos esteios do sucesso da rede. “Hoje, nossas compras, financeiro e faturamento são centralizados. Trabalhamos com processos bem definidos, com um sistema de gestão que não fica atrás de nenhuma grande rede”, diz.
A padronização na gestão também é aliada da expansão. Com o modelo já montado, abrir novas lojas se torna mais fácil. “É apenas uma questão de ajuste financeiro, porque o modelo já está pronto para ser replicado”, garante Ismael.
Contratações não são problema
Atender em horários diferentes também exige atrativos para contratação de funcionários. Embora empresários tenham relatado dificuldades para encontrar mão de obra, Ismael afirma o contrário. “Se a gente tem problema para contratar 30 pessoas numa cidade com 30 mil habitantes, temos que olhar para dentro dos nossos processos. Um bom ambiente de trabalho começa com uma boa gestão”, explica.
Na prática, há atrativos para os funcionários da rede. A carga horária é um deles, aponta o empreendedor. O regime é o chamado 12 x 36, bastante usado em serviços públicos como segurança pública e saúde, no qual o trabalhador tem turnos de 12 horas e descansa 36. Ainda há revezamento nos fins de semana. O funcionário que trabalha num domingo, folga no seguinte.
– O nosso colaborador que trabalha das 7 horas da manhã às 19 horas, ele folga num dia e só volta a trabalhar no outro. Isso abriu um nicho que quase não tem aqui na cidade. Muitas pessoas pensam: ‘poxa, mas eu já trabalho das 8 às 18 horas, então ir das 7 às 19 horas e ainda ter uma folga é interessante’, então isso é algo que diminuiu muito nossa rotatividade – pontua
A expansão continuará?
Sem fugir das polêmicas, Ismael é direto ao tratar de boatos e críticas que recebe diante da rápida expansão da rede Avenida. “Isso é natural para quem se destaca. Eu trabalho 18 horas por dia, a equipe também dá o máximo. Nosso foco sempre foi atender bem e seguir com os pés no chão”, comenta Ismael, que também é vereador em Frederico Westphalen.
– Nós trabalhamos hoje 18 horas por dia. Se somar, na semana são 130 horas de trabalho, é quase o triplo de um dia convencional de trabalho no horário normal. Ou seja, nós temos cinco anos de rede, mas com essa carga horária é que como se nós tivéssemos 15 anos de uma empresa convencional. É normal que alguns processos se acelerem –, acrescenta.
Apesar disso, o empreendedor diz que o porte atual da rede é o ideal para o momento. Com cinco unidades espalhadas por todos os cantos de FW, a rede deve frear a expansão, ao menos neste ano. “Agora queremos estruturar bem tudo o que já temos, sem pressa. Crescer é bom, mas com responsabilidade”, finaliza.
Confira a entrevista completa com o proprietário, Ismael Cocco, abaixo, durante edição do programa Empresas & Negócios de 5 de junho de 2025