Menu

27°

Palmitinho - RS
33° max
19° min

Fechar

27°

Palmitinho - RS
33° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Sicredi: apoio às instituições de ensino

    Duas instituições de ensino, em Planalto/RS e São Carlos/SC, contam com apoio do Fundo de Desenvolvimento Regional

    O Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi O Alto Uruguai RS/SC/MG, apoia financeiramente projetos com o propósito de promover a cooperação, cidadania e aprimoramento cultural e social. Uma das instituições beneficiadas pelo fundo é a Escola Estadual de Ensino Fundamental Bom Pastor, de Planalto/RS. Para contribuir com a criatividade dos alunos, a direção do educandário elaborou projeto para conseguir o espaço maker. A sala, que está separada em blocos, tem painel de ferramentas, robótica educacional – com kits para as crianças pensarem em estereótipo usando a tecnologia –, e a parte destinada a construção com materiais alternativos, de sucata, para que o estudante possa pensar, ter ideias e produzir conhecimento. Ainda, há a parte mais lúdica, com jogos usados para aguçar a imaginação.

    De acordo com a diretora, Rosa Mariza Fraga, se a criança começar desde pequena a desenvolver ideias, terá mais facilidade de colocá-las em prática. “Entendo que os alunos não devem apenas reproduzir o saber já elaborado, precisam construir seu conhecimento. Acredito que com o apoio de professores e monitores, além das possibilidades de materiais que temos disponíveis aqui, isso será possível”, espera Rosa.

    Sobre o apoio do Sicredi, a diretora assegura que não seria possível concretizar o espaço maker sem a ajuda da cooperativa. “Os recursos que são destinados pelo Estado são para necessidades básicas, o que não proporciona inovações como a que fizemos. Então, através do Fundo, temos a oportunidade de tornar sonhos em realidade. Assim, vamos ter alunos mais criativos, protagonistas, colaboradores e confiantes neles mesmos. Isso será positivo para toda a vida deles, não apenas no período escolar”, finaliza a docente.

    Cozinha Industrial

    Outra instituição de ensino contemplada foi a da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Carlos/SC. Com o objetivo de contribuir com novas habilidades e aumentar a renda das famílias dos alunos da Apae, foi viabilizado o projeto da cozinha industrial.

    A ideia da diretoria da instituição de ensino com a elaboração do projeto é oportunizar as mães, que acompanham os filhos na escola e ficam até o término das aulas, a aproveitarem o tempo e desenvolverem outras habilidades.

    Segundo a presidente da Apae, Miria Maria Boniatti Rigotti, além de contribuir com o rendimento familiar, aprender novas receitas pode ajudar na arrecadação da própria Apae, que atende cinco municípios catarinenses – Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Águas de Chapecó, Cunhataí e São Carlos – somando 155 alunos. “Como nossa ideia é contar com voluntários que deem esta capacitação, elas não terão custos. E, além de aprenderem novos cardápios e venderem seus produtos, elas podem produzir e comercializar também pela nossa escola, ajudando financeiramente na manutenção das atividades”, frisa a presidente.

    *Com informações da Ascom Sicredi

    None
    No Ar: Conexão Chiru com Alex Nunes 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Top 11

    Helena Knob

    11:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Arena 104

    Marcinho San, Delfo de Souza e Dani Oliveira

    11:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Alex Nunes

    10:00 - 12:00