Menu

19°

Palmitinho - RS
33° max
19° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
33° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Sonho de três décadas, Centro Cultural 25 de Julho será inaugurado na próxima semana em FW

    Idealizado pelo grupo germânico da cidade, prédio foi construído para sediar eventos de todas as culturas e é resultado de R$ 2 milhões em investimentos.

    Após cinco anos de planejamento, captação de recursos e execução de obras, Frederico Westphalen ganhará um novo espaço voltado à valorização da arte e da história. O prédio do Centro Cultural 25 de Julho será inaugurado oficialmente no dia 20 de novembro, concretizando um sonho de quase três décadas.

    Idealizado na década de 1990, o projeto nasceu junto com a criação do grupo cultural germânico 25 de Julho. Segundo o vice-presidente da entidade, Igor Senger, a proposta estava na ata de fundação do grupo, e foi resgatada em 2020, quando ele assumiu a presidência.

    A proposta ganhou força com o apoio de parceiros e especialistas da área da cultura, resultando em um projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul, com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, arrecadados em 23 empresas parceiras. 

    Hoje na vice-presidência do centro cultural germânico, Senger celebra o resultado. "Depois de cinco anos de luta, é uma alegria e um sentimento de gratidão poder entregar esse centro à comunidade de Frederico Westphalen e região. A etnia alemã merece, mas toda a cidade também merece um espaço como esse", afirmou Senger, em entrevista ao Grupo Chiru.

    Da casa antiga ao novo centro

    A arquitetura germânica do novo prédio, tradicionalmente cuidadosa com os detalhes, chama a atenção de quem passa pela rua Caí, endereço da sede, em um local onde antes ficava uma pequena casa de madeira. O edifício do Centro Cultural foi erguido no mesmo terreno onde funcionava a antiga sede da entidade, que foi desmontada com o cuidado de preservar parte de sua estrutura. As madeiras originais, por exemplo, foram reaproveitadas em acabamentos internos, como banheiros, escadas e detalhes decorativos.

    De acordo com o presidente do Centro Cultural 25 de Julho, Vanderlei Sabino, a proposta foi unir modernidade e memória, transformando o espaço em um centro cultural completo. "Preservamos elementos da casa antiga porque ela também faz parte da história da comunidade. Queremos que o local seja um símbolo de cultura e de pertencimento para todos", destacou.

    A estrutura conta com um palco flutuante, adequado para apresentações de dança, teatro e música, além de salas para oficinas, museu, áreas de convivência e espaço gastronômico. O centro foi projetado para ser multicultural, aberto a entidades e grupos de diferentes expressões artísticas. "Não é uma casa apenas da etnia alemã. É um espaço de todos, que acolherá as diversas manifestações culturais da região", ressaltou Sabino.

    Rua das cerejeiras será caminho até a sede

    Um dos diferenciais do projeto é a aborização da rua Caí. Do trevo que conecta a rua à BR-386 até a nova sede, foram plantadas 60 mudas de cerejeiras japonesas, em uma ação coletiva que envolveu vizinhos, empresas e a Prefeitura de Frederico Westphalen. 

    Conforme explica Senger, as árvores foram doadas pelo município de Apucarana (PR), e o plantio foi realizado com apoio de voluntários e de sua irmã. A expectativa é que, em alguns anos, a rua se torne um novo atrativo turístico da cidade. "Minha irmã mora em Apucarana e sempre trazia algumas mudas de cerejeiras japonesas quando vinha nos visitar. Lá [em Apucarana], eles têm essa cultura do plantio de cerejeiras, e resolvemos implementar aqui também", detalha o vice-presidente.

    Inauguração faz parte da 20ª Novemberfest

    A inauguração do Centro Cultural 25 de Julho ocorre na quinta-feira, 20 de novembro, a partir das 15 horas, com solenidade para convidados, patrocinadores e associados. O evento contará com apresentações musicais, coquetel e danças.

    A partir dessa data, inicia também a programação da 3ª November Fest, que se estende até 20 de dezembro. Durante o mês, o novo centro receberá exposições, apresentações culturais, palestras, concertos e sessões de cinema gratuitas, promovidas em parceria com entidades locais e o Sesc.

    Um dos destaques da programação é o baile do chope, que ocorre no dia 29 de novembro, no salão do clube Harmonia. Mais informações estão disponíveis no Instagram do Centro Cultural 25 de Julho.

    João Victor Cassol - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Deixa Rolar

    .

    22:00 - 00:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    22:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00