Segurança
Publicado em 13/01/2026 às 10:42
Suspeito de homicídio que vitimou criança em Nonoai é preso em Chapecó
Crime teria sido motivado por desentendimento antigo entre vizinhos. Autor dos disparos está à disposição da Justiça
A Polícia Militar de Santa Catarina prendeu, na noite de segunda-feira, 12 de janeiro, um homem de 56 anos suspeito de ser o autor dos disparos que resultaram na morte de uma criança de oito anos em Nonoai. O crime ocorreu horas antes da prisão e causou forte comoção no município.
Leia mais:
Criança de 8 anos morre após ser atingida por disparo durante briga entre vizinhos em Nonoai
Após informações de que o suspeito teria fugido para Chapecó (SC), equipes do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira iniciaram buscas e localizaram o homem escondido em uma residência no bairro Efapi. Ele foi encontrado em um quarto da casa do filho e detido em flagrante, sendo encaminhado à Central de Plantão Policial de Chapecó.
Durante a abordagem, os policiais encontraram com o suspeito a quantia de R$ 1.600 em dinheiro. Questionado, ele afirmou que a arma utilizada no crime teria permanecido em sua residência no Rio Grande do Sul.
Entenda o caso
O delegado da Polícia Civil de Nonoai, Enio Tassi, detalhou que o crime é resultado de um desentendimento antigo entre o autor dos disparos, proprietário de uma rampa de lavagem de veículos, e o padrasto da criança. Segundo o delegado, o conflito teve início devido a uma disputa relacionada ao fornecimento de energia elétrica utilizado no estabelecimento, ainda em dezembro passado.
Conforme a investigação, da Polícia Civil na época, já havia sido apurado uma ocorrência envolvendo disparos e representado por medidas judiciais, inclusive com indiciamento do padrasto da vítima em outro inquérito, com busca e apreensão realizada na residência do mesmo, onde foi encontrado uma arma de pressão. Após intervenções das forças de segurança, o conflito havia cessado temporariamente.
Na segunda-feira, os envolvidos voltaram a se encontrar. Durante a tarde, um terceiro indivíduo, que estaria embriagado e portando um facão, causou tumulto na via pública. Houve uma tentativa de contê-lo, o que gerou novo acirramento dos ânimos. Nesse contexto, o autor dos disparos, que estava armado, teria avançado contra o padrasto da criança com intenção de matá-lo, efetuando mais de um tiro. Um dos disparos atingiu a criança, que morreu no local.
Após o crime, o autor fugiu. A ocorrência mobilizou a Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e forças de segurança de Santa Catarina, que atuaram de forma integrada até a localização do suspeito.
O homem foi encaminhado ao presídio regional de Chapecó. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deve representar pela conversão da prisão em preventiva. O inquérito segue em andamento para apuração completa da dinâmica dos fatos e responsabilização criminal dos envolvidos.
*Com informações PN Notícias