Menu

22°

Palmitinho - RS
33° max
19° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
33° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • TCE divulga calendário eleitoral de 2022

    No dia 2 de outubro, brasileiros vão às urnas escolher novo presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais; possível segundo turno acontece no dia 30 do mesmo mês

    O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, os governadores dos estados e um terço dos senadores; além de toda bancada de deputados federais, estaduais e distritais.

    No caso do cargo de presidente da República e de governador, havendo segundo turno, os eleitores voltarão às urnas em 30 de outubro.

    Assim como sempre acontece, a votação vai começar às 8h e encerrar às 17h. Mas este ano tem uma novidade. A votação vai acontecer, em todo o país, pelo horário de Brasília. Ou seja, independentemente do fuso horário, o início e encerramento da votação vai acontecer simultaneamente em todos os estados.

    Quem quiser mudar o local onde vota ou pretenda revisar informações do cadastro eleitoral tem prazo até o dia 4 de maio para solicitar a Justiça Eleitoral. Esse também é o prazo para quem tem mais de 18 anos, e ainda não possui título eleitoral, solicitar a emissão do documento pelo sistema TítuloNet.

    Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação devem informar essa necessidade à Justiça Eleitoral entre os dias 18 de julho e 18 de agosto.

    No período entre 3 de março e 1º de abril, acontece a janela partidária, que é quando deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido para concorrer às eleições, sem perder o mandato.

    Em 15 de maio, pré-candidatos poderão iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo. Mas eles ainda não poderão pedir votos e precisam obedecer às regras da propaganda eleitoral na internet.

    Já a realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet só é permitida a partir do dia 16 de agosto.

    *Com informações TCE

    None
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    Estúdio 91

    Marcinho San e Sidi Vargas

    07:00 - 09:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza e João Victor Cassol

    07:15 - 09:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00