Geral
Publicado em 21/03/2021 às 22:31
Tenente Portela adota protocolos de bandeira vermelha já nesta segunda-feira
Município aderiu a cogestão liberada pelo governo do RS
O prefeito de Tenente Portela Rosenar Sala assinou na noite deste domingo, 21 um novo decreto que estabelece a responsabilidade compartilha como base para a retomada das atividades comerciais, por modelo de cogestão, permitido pelo governo gaúcho.
– A população e comerciantes precisam seguir rigorosamente as normas, caso contrário, a pandemia avança e teremos que voltar com as medidas mais restritivas–, destacou o gestor.
O prefeito Rosemar Sala monitorou ao longo do fim de semana as decisões acerca das novas medidas de enfrentamento da pandemia. O vai e vem judicial sobre a cogestão e a flexibilização dos protocolos sanitários e de distanciamento fez com que o chefe do Executivo portelense permanece de plantão, juntamente com sua assessoria jurídica. Finalmente, após a divulgação do Decreto Estadual (55.799/21), ocorrida no final da tarde deste domingo, 21, Sala também determinou a publicação do Decreto Municipal (71/21) confirmando, através da cogestão, a adoção dos protocolos da bandeira vermelha. As determinações extraordinárias passam a valer a partir desta segunda-feira, 22, em todo o território portelense.
Antes de assinar o decreto, o prefeito manteve contato com lideranças empresarias, em especial com a direção da ACI. A opção em estabelecer regras que permitem a volta das atividades de setores que estão fechados, vem acompanhada do compromisso firmado com este segmento de que os protocolos serão seguidos em sua integralidade. “Estamos chamando de responsabilidade compartilhada. População e comerciantes precisam seguir rigorosamente, caso contrário, a pandemia avança e teremos que voltar com as medidas mais restritivas”, destaca.
Fiscalização
Ainda neste domingo Sala determinou que a força tarefa de fiscalização intensifique as suas ações. Para o prefeito, os empresários precisam fazer a sua parte, mas a população também tem que contribuir, e a melhor forma é não se aglomerar, usar máscaras e manter a higienização. “Vamos estar atentos e com a colaboração das forças policiais, iremos combater o descumprimento das medidas sanitárias. Não permitiremos que a irresponsabilidade de alguns prejudique aqueles que têm feito a sua parte”.
A adoção da bandeira vermelha estará em constante avaliação. "Não pretendemos retroagir, mas caso seja necessário, a partir do comprometimento da nossa rede de saúde, poderemos adotar protocolos mais rígidos. A evolução da pandemia e o comportamento da população é que determinará os nossos próximos passos”, concluiu o gestor.