Geral
Atualizado em 21/12/2021 às 17:02
Tenente Portela está em situação de emergência
Abastecimento de água está comprometido e perdas nas lavouras de milho já superam os 65%
A falta de chuva que atinge Tenente Portela fez com que o município decretasse situação de emergência. Conforme levantamento feito por entidades do setor agrícola e por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, as perdas são consideráveis, principalmente, na produção de leite e nas lavouras de milho. A crise hídrica também atinge o abastecimento de água potável. O Decreto 434 foi assinado na segunda-feira, 20 de dezembro, pelo prefeito Rosemar Sala.
Laudo técnico da Emater/RS - Ascar, aponta que desde o início de novembro as precipitações pluviométricas ficaram 70% abaixo da média dos últimos três anos, para o período. A estiagem atingiu diretamente as pastagens de verão e o milho silagem, essenciais para a alimentação do gado leiteiro. Nesta atividade, as perdas já superam os 20%.
Ainda segundo o levantamento na cultura do milho destinada para grãos, as perdas chegam a 65% e os prejuízos a R$ 20 milhões. Também já estão sendo contabilizados danos nas atividades de produção de suínos e de aves. A maioria dos bebedouros e açudes estão com baixo nível hídrico. Nas propriedades mais afetadas, a situação está sendo amenizada pela prefeitura, que distribui água diariamente.
Os poços artesianos da zona rural estão com vazão extremamente baixa e alguns secaram. Em muitas localidades, a água para o consumo humano também está sendo garantida pela prefeitura. São dois caminhões pipa que transportam em média 60 mil litros todos os dias.
Na área urbana parecer da unidade de saneamento da Corsan, indica que o quadro é crítico. Desde novembro, aproximadamente, 130 mil litros de água são transportados diariamente para o reservatório da companhia. A baixa dos mananciais e o consumo acima da média resultam em interrupção no abastecimento em todas as regiões.
A Secretaria de Assistência Social e Promoção Humana estima que aproximadamente seis mil portelenses estão sendo atingidos pelo racionamento de água. Este número representa mais de 40% da população. No território da Terra Indígena do Guarita, mais de 100 famílias são abastecidas diariamente pela prefeitura.
Antes mesmo da assinatura do decreto, o prefeito Rosemar Sala já havia determinado a todos os setores, prioridade nas ações de enfrentamento a estiagem. A declaração de situação de emergência já foi oficiada a Defesa Civil e ao Governo do Estado. Ao mesmo tempo que aguarda a homologação, o prefeito já encaminhou a solicitação de apoio financeiro do Estado e da União para garantir assistência aos portelenses atingidos pela falta de chuva.
* Fonte: Ascom/Prefeitura de Tenente Portela