Saúde
Publicado em 06/11/2025 às 09:46
Tenente Portela terá novo Centro de Atendimento do TEAcolhe na Apae
Estrutura vai atender 150 usuários por mês, com repasse estadual de R$ 100 mil mensais
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), oficializou na quarta-feira, 5 de novembro, a criação de um novo Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do Programa TEAcolhe na Apae de Tenente Portela. A iniciativa vai ampliar a rede de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na região.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou que o anúncio reforça o compromisso do Estado com o cuidado integral. “Estamos celebrando mais essas conquistas para os usuários do sistema de saúde, ampliando serviços e protegendo quem mais precisa”, afirmou.
O novo Centro TEAcolhe integrará a área de abrangência da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, que já conta com unidades em Frederico Westphalen e Três Passos. A Comissão Intergestores Regional (CIR) ainda definirá os municípios de referência que serão atendidos pela estrutura de Tenente Portela.
Para o prefeito Rosemar Sala, o credenciamento reconhece a qualidade do trabalho desenvolvido no município. “É um reconhecimento do governo do Estado ao trabalho de excelência que é feito pela Apae em Tenente Portela”, afirmou.
Estão previstos cerca de 1,2 mil atendimentos mensais, beneficiando aproximadamente 150 usuários. O Estado fará o repasse de R$ 100 mil mensais para custeio das atividades.
Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 55 centros TEAcolhe em funcionamento, além de outros sete habilitados e quatro em tramitação. A meta da SES é alcançar 90 unidades até o final de 2026.
A assinatura contou também com a presença do secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, autor da Lei Estadual nº 15.322/2019, que instituiu a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com TEA, base para a criação do Programa TEAcolhe.
*Com informações SES