Geral
Publicado em 30/09/2025 às 15:28
Terapias para dores crônicas e agudas: conheça o trabalho do Idor e da Doutor Hérnia, clínicas recém-inauguradas em FW
Espaços coordenados pelo médico Luis Henrique Marcon aliam técnicas conservadoras e tecnologias de ponta no tratamento de dores crônicas.
Frederico Westphalen ganhou recentemente duas novas clínicas especializadas no cuidado com dores crônicas. O Instituto de Terapias Avançadas da Dor (Idor) e a Doutor Hérnia, embora com propostas distintas, compartilham o mesmo objetivo: oferecer alternativas eficazes ao paciente sem a necessidade de cirurgia.
À frente das duas iniciativas está o médico radiologista frederiquense Luis Henrique Marcon, CEO das clínicas e com ampla experiência na medicina diagnóstica. Durante a inauguração oficial, realizada na sexta-feira, 26 de setembro, ele explicou a motivação para investir no projeto:
– Notei que muitos pacientes tinham uma evolução considerável após o tratamento medicamentoso ou fisioterápico, mas seguiam com dor, ficavam no meio do caminho, e isso me incomodava muito. O paciente não queria ou não podia fazer cirurgia, mas também não encontrava uma solução completa –, relatou.
Buscando melhores resultados, Marcon se especializou em técnicas modernas com uso de ultrassonografia, que permitem procedimentos guiados e mais precisos. "É para esse paciente que já fez tratamento, não melhorou e não quer cirurgia que o Idor está disponível. Oferecemos terapias intervencionistas ou medicamentosas para acolhê-lo da melhor forma”, detalhou.
O Idor atua no tratamento de dores crônicas ou agudas em todo o corpo, com base na chamada medicina da dor. Entre as técnicas estão os procedimentos minimamente invasivos, como bloqueios nervosos, infiltrações e radiofrequência, que agem diretamente na origem do problema.
Doutor Hérnia: quase 96% dos casos resolvidos sem cirurgia
Em espaço anexo ao Idor, funciona a Doutor Hérnia, maior franquia de tratamento de coluna do mundo, com mais de 280 unidades no Brasil e nos Estados Unidos. A clínica é especializada em hérnias de disco e apresenta taxa de sucesso de 95,7% dos casos tratados sem necessidade de cirurgia.
Apesar do índice elevado, a equipe ressalta que cada paciente passa por avaliação individual para verificar a possibilidade de tratamento.
A equipe das clínicas em Frederico Westphalen conta, além de Marcon, com a fisioterapeuta Luciana Signori, responsável pela Doutor Hérnia, e a gestora Bruna Silva.
As unidades estão localizadas na Rua Tenente Portela, 637, centro de Frederico Westphalen.