Menu

18°

Palmitinho - RS
31° max
17° min

Fechar

18°

Palmitinho - RS
31° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Tire 10 minutos do seu dia para ler: conheça a iniciativa da Academia Frederiquense de Letras

    Projeto Fredleitura busca valorizar o hábito e prevê também a doação de livros para distribuição em postos de saúde.

    Quanto tempo é necessário para desenvolver paixão pela leitura? Para a Academia Frederiquense de Letras (AFL), 10 minutos por dia já são um ótimo começo.

    Esse é o desafio lançado pela AFL com o primeiro projeto da instituição, o Fredleitura. A proposta é incentivar a leitura em família. Pode ser antes de dormir, após as refeições, no início da manhã, ou conforme a família puder se organizar, destaca a AFL.

    Presidente da academia, a professora-doutora e diretora-geral da URI-FW, Elisabete Cerutti, falou que a iniciativa foi aprovada nessa semana pelos integrantes da AFL e busca também fortalecer os vínculos familiares ao mesmo tempo que incentiva o hábito da leitura. 

    – Por vezes a gente fica envolvido olhando postagens nas redes sociais, mas precisamos incentivas os filhos a termos esse hábito diário de leitura. É preciso incentivar as nossas famílias a ler, a lerem para os seus familiares e filhos, porque é só com estes hábitos que vamos conseguir fazer a leitura ser um dos gandes objetivos que cultiva as sementes da esperança –, destaca Elisabete.

    O projeto sugere que as formas de leitura são diversas: pais lendo para os filhos, filhos lendo para os pais, leitura coletiva ou até mesmo a exploração de imagens, títulos e ilustrações.

    Entre os objetivos estão ampliar o contato das crianças com diferentes gêneros textuais, estimular a oralidade, a escuta e a interpretação, fortalecer os laços familiares e desenvolver leitores autônomos e críticos. Além disso, a AFL incentiva que as famílias registrem suas experiências em diários, cartazes, vídeos ou áudios, que poderão compor os anais da instituição.

    Troca de livros e distribuição em postos de saúde

    Outra frente do Fredleitura será a troca e doação de livros durante a Feira do Livro de Frederico Westphalen, que acontece em outubro. As obras arrecadadas serão encaminhadas a postos de saúde e outros espaços públicos, tornando-se ferramentas de incentivo à leitura em diferentes contextos sociais.

    Segundo Elisabeti, a proposta vai além da formação de leitores: “Queremos cultivar sementes de esperança, porque acreditamos que a leitura transforma vidas e ajuda a construir uma sociedade mais crítica, consciente e humana", detalha.

    João Victor Cassol - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00