Geral
Publicado em 06/08/2025 às 14:01
Três Passos cria Agência Municipal de Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico
Equipe será responsável por fiscalizar a prestação de serviços de saneamento básico no município
Nesta quarta-feira, 6 de agosto, o prefeito em exercício de Três Passos, Rodrigo Alencar Bohn Glinke, assinou o Decreto nº 111/2025, que institui a Agência Municipal de Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico (AMSB). O novo órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, terá autonomia técnica e será responsável por fiscalizar a prestação dos serviços de saneamento básico no município, conforme previsto no Contrato de Concessão nº 75/2024 firmado com a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN).
A AMSB terá como funções principais acompanhar o cumprimento do contrato, realizar vistorias técnicas, lavrar autos de infração, instaurar processos administrativos, propor penalidades e atender reclamações dos usuários. Também será responsável pela emissão de relatórios anuais de fiscalização.
A equipe será composta por servidores efetivos: engenheira civil coordenadora técnica, Pauline do Amaral Rosa, biólogo responsável por esgoto e resíduos Rodrigo Xavier Ouriques, fiscal sanitário - apoio operacional, Solange Zeni Deitos, e escriturário e coleta de dados e Aline Vanessa Porazzi, escriturário suporte administra Felipe Soares da Luz e fiscal municipal - lavratura de infração e acompanhamentos, Gabriel Fontoura Gonçalves.
Segundo o decreto, a criação da agência reforça o compromisso da Administração Municipal com a transparência, o controle de qualidade e a melhoria dos serviços de saneamento oferecidos à população de Três Passos.
*Com informações da Prefeitura de Três Passos