Menu

30°

Palmitinho - RS
36° max
20° min

Fechar

30°

Palmitinho - RS
36° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • TSE volta a proibir celular, mesmo desligado, na cabine de votação

    Tribunal fará campanha educativa para informar sobre proibição

    O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu hoje (25), por unanimidade, flexibilização anterior e decidiu que o eleitor não pode, em hipótese alguma, levar o celular para dentro da cabine de votação, sob pena de cometer crime eleitoral e de ser conduzido pela polícia.

    Tais aparelhos devem ser retidos pelo mesário antes que o eleitor chegue à cabine, informou o TSE. Nesta quinta-feira, os ministros responderam a uma consulta feita pelo partido União Brasil sobre o assunto, em face de mudanças na resolução que trata a questão.

    A consulta foi feita após uma mudança na resolução sobre as disposições gerais das eleições. Na norma que disciplina o pleito deste ano, foi incluído trecho segundo o qual os celulares e outros aparelhos eletrônicos “deverão ser desligados ou guardados, sem manuseio na cabine de votação”.

    A proibição de uso de celulares, ou de qualquer outro equipamento capaz de registrar ou transmitir o ato de votação, foi aprovada pelo Congresso em função do risco de quebra do sigilo do voto. Por essa razão, Moraes mencionou que o eleitor que desrespeitar a determinação e entrar na cabine com celular, poderá ser enquadrado no Artigo 312 do Código Eleitoral, que prevê pena de até dois anos de detenção para quem "violar ou tentar violar o sigilo do voto".

    Daniela Vargas - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Conexão Chiru com Dionatan Menezes 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Top 11

    Marcinho San

    11:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Arena 104

    Carlos Braga, Luciano Belinaso e Nelson Buzatto

    11:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Dionatan Menezes

    10:00 - 12:00