Menu

15°

Palmitinho - RS
23° max
11° min

Fechar

15°

Palmitinho - RS
23° max
11° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Turismo Regional em foco na Expofred 2022

    Espaço será destinado à apresentação das potencialidades turísticas da região e programação ampla com degustações, apresentações culturais e shows de rock

    Uma das grandes novidades da Expofred 2022, que acontece de 19 a 24 de abril em Frederico Westphalen, é o Salão do Turismo Regional, criado em novo espaço no Parque de Exposições para receber visitantes de todo o estado e país. O evento é uma realização da Expofred - Feira Multissetorial, Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Sebrae RS e tem como objetivo apresentar ao público as potencialidades turísticas de toda a região, envolvendo 20 municípios.

    O Salão do Turismo Regional surgiu por meio do projeto de Desenvolvimento do Turismo Regional, realizado pela parceria entre Sicredi e Sebrae-RS. Através da ferramenta “Radar Turístico”, as instituições realizaram um levantamento das potencialidades e oportunidades turísticas de cada município, além de orientações para que cada cidade consiga melhorar seu desenvolvimento e a sua atuação no turismo.

    O local terá 128m² e contará com ilhas de exposição em que os municípios irão apresentar suas potencialidades, além de empresas ligadas ao setor e um palco para apresentações culturais e shows. A ideia é criar um espaço dinâmico, com interatividade e tecnologia para explorar os destinos de turismo da região, proporcionando diferentes experiências ao público.

    O presidente da Expofred 2022, Marcos Antonio Lima, destaca que o Salão do Turismo Regional “é uma grande oportunidade para todos os municípios da nossa região pela visibilidade que a Feira oferece a nível de estado e país. O projeto surgiu no momento certo, com a parceria da Sicredi e Sebrae RS, e estamos muito felizes de poder abrir espaço para os municípios e fortalecer ainda mais o caráter regional da Feira. Com certeza é uma das novidades que vem para engrandecer a Expofred e esperamos todos para aproveitarmos a programação preparada com muito carinho para os visitantes”.

    A região como potencial turístico

    A presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Angelita Marisa Cadoná, destaca que o projeto vem ao encontro do propósito da instituição e fala sobre a importância deste setor para o futuro da nossa região: “A Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, por estar presente em todos os municípios da área de atuação no Rio Grande do Sul, se propôs a conectar a região em um grande projeto de desenvolvimento do turismo, formatado a partir de um movimento conjunto, estruturado e sustentável. A iniciativa desdobrou-se a partir do programa Aceleração Regional, o qual mapeou as grandes oportunidades de potencializar o desenvolvimento da nossa região, e um destes potenciais é o turismo. Sem dúvida, estamos escrevendo mais uma linda página na história da nossa região, pois contamos com o engajamento dos 20 municípios que integram o projeto e, este engajamento é o grande propulsor do fortalecimento da economia regional. Neste sentido, estaremos juntos na Expofred, com um espaço todo dedicado a apresentar uma pequena amostra das belezas e riquezas da região das pedras e águas”.

    O projeto de reestruturação e fortalecimento do turismo na região também conta com o trabalho do Sebrae RS, a partir da constatação de que o segmento do turismo se confirma como mais uma fonte de renda e pode mudar o cenário econômico da região. A Gerente Regional Norte Sebrae RS, Silvana Berguemmaier, comenta sobre o Salão: “O olhar Regional e o engajamento das lideranças e empresários de cada um desses municípios, possibilitará construirmos estratégias integradas a curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento regional do turismo, impactando no fomento ao empreendedorismo e a geração de negócios. Os 20 municípios que estão sendo contemplados, através deste projeto, são os que aderiram à Rota  junto ao Ministério do Turismo. Na Expofred, estaremos juntos, Sicredi, Sebrae e Municípios no Salão Regional do Turismo e consideramos esta participação conjunta uma importante vitrine para divulgação do trabalho que vem sendo realizado, oportunizando que todos os municípios possam estar presentes com seus atrativos, fortalecendo desta forma, nossos laços de conexão e parceria, pois acreditamos que é somente juntos que alcançaremos o desenvolvimento da cadeia turística na região”.

    O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi, comenta que o Salão do Turismo Regional é muito importante, especialmente neste momento de articulação da região em prol do desenvolvimento do setor. “Os municípios estão identificando suas potencialidades e se reconhecendo como engrenagens importantes nessa esfera do turismo regional, entendendo que as cidades podem ser complementares e não concorrentes. Então, neste momento, o Salão do Turismo Regional é de fundamental importância, muito pela participação da Sicredi e do Sebrae/RS, que trazem os seus conhecimentos enquanto fomentadores e propulsores do desenvolvimento regional. O Salão possibilita que os municípios reforcem o engajamento que já existe entre eles fazendo com que esse seja o recomeço de um trabalho que perdure por muitos anos, tornando-se mola propulsora do desenvolvimento da região”, destaca Molossi.

    Semana Big Trail Rota Águas e Pedras

    Simultaneamente ao Salão do Turismo Regional, será realizado a “Semana Big Trail Rota Águas e Pedras”, organizada pela Expofred, Sicredi e os Trilheiros do Barril, e que reunirá motociclistas de todo o Brasil para explorar os roteiros sugeridos pela organização, todas elas envolvendo municípios da região,seus pontos turísticos e belezas naturais, como passeios, parques, vinícolas, cervejarias, além dos shows da Expofred, que acontecem todos os dias e tem entrada gratuita.

    O turismo na região da Rota Águas e Pedras está despontando como um dos mais atrativos do sul do país por suas belezas naturais e únicas. São diversas cidades e pontos turísticos, como o maior salto d’água longitudinal do mundo e a capital mundial da pedra ametista. As big trails já viraram uma paixão por todo o mundo, foco do evento, mas todos os estilos de moto estão convidados para participar. O credenciamento é gratuito e pode ser feito diretamente no site do evento, que reúne todas as informações sobre os roteiros, rede hoteleira e camping, atrações e contato com a organização: bigtrailaguasepedras.com.br. Os participantes também terão estacionamento exclusivo.

    Atrações e programação do Salão

    Além dos espaços voltados aos atrativos turísticos, os visitantes do espaço também poderão participar de atrações como Análise Sensorial Gastronômica - Degustação dos produtos das Agroindústrias (de 20 a 23/04, das 15h às 17h); curtir apresentações culturais da Etnia Alemã, CTG Rodeio da Querência e Coral, por exemplo; além de demais eventos e shows de rock.

    Shows de rock, das 18h às 20h

    20/04 - Banda Brazucas (Pop Rock Nacional e clássicos internacionais)

    21/04 - Banda Cartel (Clássicos do Rock)

    21/04 - Show Banda Parasite Kiss (Tributo ao Kiss)

    22/04 - Show Banda Excellence (Hard Rock e Clássicos do Heavy Metal)

     

    None
    No Ar: Conexão Chiru com Danilva Oliveira 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Empresas & Negócios

    Nelson Buzatto

    10:00 - 11:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Danilva Oliveira

    10:00 - 12:00