Menu

25°

Palmitinho - RS
30° max
20° min

Fechar

25°

Palmitinho - RS
30° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • UFSM/FW inaugura Estação de Tratamento de Efluentes e Sala de Inovação

    Ato de inauguração acontece nesta sexta-feira, 19 de abril

    Nesta sexta-feira, 19 de abril, o Campus da Universidade Federal de Santa Maria, em Frederico Westphalen, inaugura de duas importantes obras: a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), para a Casa do Estudante (CEU) e a Sala de Inovação. Neste evento estarão presentes a Vice-Reitora da UFSM, Martha Bohrer Adaime, a comunidade acadêmica da UFSM/FW, autoridades e representantes de entidades locais.

    O projeto da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) foi concebido a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM/FW. A egressa do curso, hoje Engenheira Ambiental e Sanitarista e mestranda, Gabriela Anzanello, foi quem esteve elaborou o projeto. "A instalação e operação da ETE da CEU é, além de um grande avanço para pesquisa, um importante marco para a região, trazendo à tona discussões de extrema relevância sobre tratamento de efluentes, saneamento básico, e sustentabilidade, como um todo”, disse.

    Atualmente, o monitoramento e as pesquisas são conduzidos pelo Grupo de Estudos em Saneamento Rural (GESAR), que conta com a participação de diversos professores do campus, alunos da pós-graduação e graduação. Além disso, várias parcerias têm sido estabelecidas para projetos com grupos de pesquisa e professores de diferentes áreas de atuação, tanto da UFSM-FW quanto de outras instituições. A principal etapa de tratamento da ETE é constituída de Wetlands Construídos de Fluxo Vertical (WCFV), uma tecnologia de baixo custo de operação, fácil manutenção e que atinge excelente eficiência de tratamento, sem contar o embelezamento e harmonia paisagística.

    Sala de Inovação

    A Sala de Inovação foi criada para proporcionar um ambiente dedicado à promoção da criatividade, da colaboração e do desenvolvimento de soluções inovadoras.

    Trata-se de um espaço projetado para estimular a geração de ideias inovadoras, a experimentação e a interdisciplinaridade entre alunos, professores e pesquisadores, assim como membros da comunidade externa à UFSM/FW.

    A sala também é voltada para a realização de palestras, seminários, capacitações, treinamentos, Workshops, atividades de networking e outros eventos ligados à inovação e ao empreendedorismo.

    *Com informações/UFSMFW

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Conexão Chiru com Danilva Oliveira 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Empresas & Negócios

    Nelson Buzatto

    10:00 - 11:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Danilva Oliveira

    10:00 - 12:00