Geral
Publicado em 25/09/2025 às 16:39
UFSM/FW participa de ação integrada de saúde e educação ambiental em comunidade índigena de Redentora
A atividade contou com ação de vacinação, avaliações odontológicas e distribuição de mudas
No inicio do mês de setembro, a comunidade índigena Terra do Guarita, em Redentora, recebeu uma ação integrada que uniu saúde e educação ambiental. A iniciativa contou com vacinação, orientações de saúde e a entrega de cerca de 200 mudas de árvores frutíferas, doadas pela Creluz.
A atividade realizada na terça-feira, 9 de setembro, marcou a primeira parceria entre o Projeto de Extensão “Ações de conscientização ambiental com ênfase no gerenciamento de resíduos sólidos em municípios do Médio Alto Uruguai”, desenvolvido no Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW), com a Secretaria de Saúde do município. O trabalho também envolveu a equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e o setor Missão, em ação realizada na Escola Davi Rygjo Fernandes.
Entre as espécies distribuídas estavam cereja, bergamota, goiaba, laranja, gabirova e pitanga. O projeto atua com foco na separação de resíduos sólidos e na preservação ambiental, incentivando práticas sustentáveis na comunidade.
De acordo com o professor Willian Borba, coordenador do projeto, a integração entre saúde e educação ambiental potencializa os resultados da iniciativa. “A parte da educação ambiental e dos resíduos também reflete na saúde pública. Por isso, nesse mesmo dia, foram realizadas avaliações odontológicas e a vacinação junto à comunidade local, integrando os dois eixos de atuação”, destacou.
*Fonte: UFSM/FW