Geral
Atualizado hoje às 14:49
União encara o Brasil de Pelotas no duelo decisivo pelo acesso
Noventa minutos e uma vitória simples separam o Leão da Colina da vaga na primeira divisão gaúcha de 2027
É chegado o grande momento. Noventa minutos separam o União Frederiquense de uma vaga na elite do futebol gaúcho de 2027. Neste sábado, 24 de outubro, às 20 horas, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas, o Leão da Colina enfrenta o Grêmio Esportivo Brasil pelo jogo de volta das semifinais da Série A2, precisando apenas de uma vitória simples para garantir o tão sonhado acesso à primeira divisão.
O último degrau
A partida deste sábado simboliza o último degrau do planejamento traçado pela direção de futebol antes do início da temporada, dividindo a competição em estágios que terminavam com o União disputando o jogo decisivo que vale a vaga na elite do Gauchão do ano que vem.
Depois de um início arrasador e instabilidades no meio da competição, a equipe de Bruno Coutinho engrenou após a pausa de uma semana para a recuperação dos jogos atrasados das equipes da Zona Sul e garantiu uma sequência de oito jogos de invencibilidade, se consolidando na zona de classificação para os mata-matas. Com a derrota inesperada para o Guarani de Venâncio Aires na última rodada da primeira fase, o Leão da Colina avançou com a sétima melhor campanha com 24 pontos.
Nos mata-matas, após abrir vantagem no primeiro jogo das quartas de final contra o Veranópolis dentro da Arena União, a equipe de Frederico Westphalen precisou ser resiliente e suportar a pressão do V.E.C em pleno Antônio David Farina para garantir a classificação com um 3 a 2 no placar agregado.
Nos primeiros noventa minutos da semifinal, depois de um primeiro tempo quase perfeito com o placar de 1 a 0, o time de Bruno Coutinho acabou sofrendo o empate no finalzinho da partida e precisa apenas de uma simples vitória para se classificar.
Qual estratégia utilizar?
Uma das grandes preocupações da comissão técnica do Leão da Colina diz respeito às condições do gramado do Bento Freitas, que não está entre os melhores da competição e já foi castigado em situações anteriores pelas fortes chuvas no estado. Na entrevista coletiva pós-jogo do último domingo, Bruno Coutinho falou sobre esse fator em específico, “Se a gente pudesse escolher não seria este o lugar para ter uma partida como essa. [...] Acho que o jogo muda sim. Logicamente favorece a equipe da casa por conhecer mais o território.”, destacou.
Para o confronto decisivo com o Xavante, a tendência é de que o treinador mantenha a mesma formatação da equipe que empatou por 1 a 1 o jogo de ida das semifinais.
Na defesa, Guilherme Escuro, que saiu na metade do segundo tempo em FW por câimbras, não preocupa e deve ir para o jogo na lateral direita. No miolo de zaga, Garcia e Rodrigo Augusto novamente devem formar a dupla, enquanto Santiago, que sofre de problemas na panturrilha, é dúvida até para o banco de reservas.
O provável União: Gabriel Oliveira; Guilherme Escuro, Rodrigo Augusto, Garcia e Márcio Duarte; Yalle, Zé Vitor, Carlinhos, Laion e Felipe Rangel; Luam Parede. Técnico: Bruno Coutinho.
Lei do ex
Embaixo das traves, o União ainda conta com Gabriel Oliveira, ex-jogador do Brasil de Pelotas, que se destaca como um dos goleiros com mais pênaltis defendidos no ano de 2026. No total, são oito cobranças defendidas na temporada, sendo decisivo em três disputas por penalidade pelo São Luiz de Ijuí. Pelo União, Gabriel possui uma defesa na marca da cal no empate por 1 a 1 diante do Brasil de Farroupilha pela sexta rodada.
Caldeirão na baixada
O Brasil de Pelotas conta com o apoio do seu torcedor para tentar retornar à primeira divisão do Campeonato Gaúcho. Na manhã desta sexta-feira, o clube da Zona Sul anunciou que mais de 5.500 ingressos já haviam sido vendidos e a expectativa é de que para o público para o jogo diante do União atinja os 8.000 torcedores.
Dentro do Bento Freitas, o Xavante ainda não foi derrotado na competição, somando em oito jogos quatro vitórias e quatro empates. O Brasil também defende uma invencibilidade de 11 partidas jogando em seus domínios, a última derrota foi no dia 31 de maio, quando perdeu por 2 a 1 para o Blumenau na penúltima rodada da Série D do Brasileirão.
No time que vai a campo amanhã, segundo informações da Rádio Pelotense, a tendência é de que Júlio César Nunes mantenha o seu esquema com três zagueiros, mas mexa na defesa e no meio de campo, com a entrada de Rafael Dumas no lugar de Venício, mexendo na função do volante Tetê, que vinha atuando como zagueiro. O desfalque fica por conta de Mateus Streit, expulso no jogo de ida após acertar uma cotovelada em Ryuta Takahashi.
O provável Brasil: Carlos Eduardo; Vitor Becker, Gabriel Mancha e Rafael Dumas Genílson, Tetê, Ramires, Guilherme Garré e Otávio; Andrey e Gabriel Morbeck. Técnico: Júlio César Nunes.
Transmissão
O Grupo Chiru transmite o duelo decisivo da vaga pelo acesso entre Brasil de Pelotas e União Frederiquense. A jornada esportiva começa a partir das 19h30min com narração de Marcinho San, comentários de Eduardo Faria, reportagem de Eduardo Faria, plantão esportivo de Danilva Oliveira e operação técnica de Fabrício Lemos.
Serviço de jogo
Brasil de Pelotas x União Frederiquense
Competição: Gauchão Série A2 - Semifinais (volta)
Data: Sábado, 24 de setembro;
Horário: 20 horas;
Local: Bento Freitas - Pelotas;
Transmissão: Grupo Chiru - 104,3 FM, Facebook e Youtube.
ACOMPANHE A TRANSMISSÃO AO VIVO