Menu

17°

Palmitinho - RS
31° max
17° min

Fechar

17°

Palmitinho - RS
31° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • URI/FW inicia Estudo de Viabilidade para pavimentação entre Alpestre e Rio dos Índios

    Professor Jean Favaretto lidera equipe técnica em visita de reconhecimento ao trajeto; potencial turístico e escoamento da produção são os principais benefícios identificados

    A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, por meio de seus núcleos de pesquisa especializados, deu um passo crucial para o desenvolvimento da região Norte do RS. Na última quarta-feira, 19 de novembro, foi realizada a primeira visita técnica de campo para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Ambiental e Econômica (EVTA) da futura estrada que ligará os municípios de Alpestre e Rio dos Índios.

    A ação, uma demanda das prefeituras diretamente envolvidas, contou com a presença dos prefeitos e visa fornecer a base técnica para a implantação do asfalto em um trecho considerado estratégico.

    A comitiva técnica foi chefiada pelo professor Jean Favaretto, representando o URI TecnoPlan, setor responsável pela análise técnica e econômica do projeto. A ele juntou-se a representante do Núcleo Ambiental da universidade, Thalia Voeltz, que avaliará os aspectos ecológicos do traçado. A visita foi acompanhada integralmente pelo prefeito de Alpestre, Rudimar Argenton, e pelo prefeito de Rio dos Índios, Flávio Golin, que apresentaram in loco as principais demandas e características de suas comunidades.

    De acordo com Favaretto, que relatou os detalhes da expedição, o grupo percorreu todo o trecho planejado para o EVTA. "Visitamos pontos com peculiaridades e identificamos o alto potencial turístico do local", afirma o docente. Ele também ressaltou a importância da obra para a economia dos municípios. "Há uma necessidade clara na implantação do asfalto por questões de escoamento da produção. É uma região bem povoada, que já tem um grau de urbanização extremamente satisfatório para que haja a viabilidade do projeto", argumenta o professor.

    Além do mapeamento do potencial turístico e logístico, a equipe técnica estabeleceu os procedimentos para a coleta de dados de tráfego. Foram definidos dois pontos estratégicos onde serão realizadas as coletas e contagens de veículos: um no município de Alpestre e outro em Rio dos Índios. Esses dados são fundamentais para dimensionar o fluxo atual e projetar o volume futuro de tráfego, informações essenciais para o planejamento e engenharia da obra.

    *Fonte: URI/FW 

     

    Gislaine Moraes - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00