Geral
Atualizado em 18/11/2025 às 12:05
Vereadores Mirins tomam posse para a 1ª Legislatura da Câmara Mirim de Frederico Westphalen
Durante a solenidade também foram sorteados os padrinhos e madrinhas dos representantes mirins
Mais duas etapas importantes do processo democrático do Programa Vereador Mirim foram concluídas, a diplomação e posse dos eleitos e suplentes. Os atos ocorreram na última terça-feira, 11 de novembro, no Plenário Hilário Piovesan, durante a 35ª Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, uma data que, com certeza, ficará na história e nas memórias dos 14 adolescentes que aceitaram o desafio de participar desta 1ª edição do programa.
Com a presença de familiares, amigos e direções das escolas que representam, os vereadores mirins foram chamados um a um, em ordem alfabética, para receber, inicialmente, o diploma das mãos do juiz eleitoral, doutor Marco Aurélio Antunes dos Santos; do chefe do Cartório da 094ª Zona Eleitoral, Tiago Pereira, e da presidente da Câmara, Marizete Frozzi.
Em seguida, já diplomados, eles voltaram à frente do Plenário Hilário Piovesan para tomarem posse, que também foi conduzida pela presidente do Poder Legislativo. Com a mão direita estendida em direção às bandeiras, todos, individualmente, prometeram respeitar o Regimento Interno da Câmara Mirim e desempenhar seus mandatos com responsabilidade.
Os Titulares na 1ª Legislatura da Câmara Mirim são:
Artur Godoy, Arthur Sidloski de Azevedo, Barbara de Souza Garlet (assumiu no lugar de João Victor Borba, que oficializou sua desistência no programa), Eduarda Lorenzi Vian, Henrique Grassi Rossatto, João Vitor Angst, Julia Beatriz Kafer de Souza, Lauro Augusto de Souza Aguiar, Luiz Otavio Pinheiro da Silva, Maria Clara Aguilar Busatta e Sophia Bonadiman.
Os suplentes que também tomaram posse foram: Isadora Missio Ceolin, Lucas Davy Rodrigues e Luis Augusto Szatkoski Muraro.
Apadrinhamento dos vereadores mirins
Após a posse, também foi realizado um sorteio dos padrinhos e madrinhas de cada um dos 11 vereadores mirins titulares. O sorteio foi feito em urna da Câmara, entre os 11 edis da 18ª Legislatura.
Os padrinhos e madrinhas terão a função de orientar e acompanhar os alunos em sua participação no programa, servindo como mentores para a simulação da atividade legislativa e para a compreensão do funcionamento do Poder Legislativo Municipal. Cabe ao padrinho ou madrinha auxiliar no processo de elaboração de projetos, pedidos de informação, indicações, discussão e votação de propostas, promovendo a interação entre a Câmara Municipal e as escolas.
*Com informações da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen