Menu

29°

Palmitinho - RS
31° max
21° min

Fechar

29°

Palmitinho - RS
31° max
21° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Vista Alegre fará fumacê para combater Aedes Aegypti

    População deve redobrar os cuidados com água parada

    A Prefeitura de Vista Alegre fará aplicação de inseticida fumacê, para combater o mosquito Aedes Aegypti. A medida foi tomada depois que a cidade registrou um caso de dengue.

    A agente de Endemias, Andréia Alves, salienta que o paciente realizou o teste em laboratório particular, que apresentou resultado positivo. Uma amostra foi enviada ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e o município aguarda a confirmação do caso.

    Segundo o biólogo da 2ª Coordenadoria Regiona de Saúde, Márcio Geraldini, o caso confirmado pode desencadear um surto. “Um caso confirmado de dengue significa que a pessoa contraiu a doença pelo mosquito em Vista Alegre, isso significa que os mosquitos estão contaminados, o que pode desencadear o início de um surto”, afirma.

    Andréia explicou que o munícipio já realizou diversas ações para combater a proliferação do mosquito. “Realizamos um mutirão em todos os cemitérios, iniciamos uma pesquisa vetorial especial num raio de 150 metros da casa do paciente positivado e agora vamos fazer o fumacê”, disse Andréia ao programa Tarde 104, da Rádio Chiru.

    Andréia, ainda destaca que os moradores do munícipio que possuem cisternas devem ter cuidado redobrado. “Um dos maiores problemas em Vista Alegre são as cisternas, orientamos as famílias que por enquanto não utilizem as cisternas, pelo menos num período de 90 dias, até que seja controlada essa situação”, salienta.

    A orientação para população é que quando o fumacê estiver acontecendo as residências devem estar com janelas e portas abertas. Geraldini, destaca que essa ação elimina apenas os mosquitos adultos e deve acontecer num raio de 105 metros da casa do paciente que testou positivo. “O fumacê diminui a velocidade da transmissão, mas não elimina o problema. As larvas não são atingidas com essa ação, por isso a importância do cuidado com a água parada e da limpeza dos locais”, disse.

    None
    No Ar: Top de Bandas com Vilmar Luza 12:00 - 13:00

    FM
    91,1

    Estúdio 91 - Edição do Meio-dia

    Marcinho San e Sidi Vargas

    12:00 - 13:00

    FM
    104,3

    Jornal da Chiru

    Delfo de Souza e Dani Oliveira

    12:00 - 12:50

    FM
    107,9

    Top de Bandas

    Vilmar Luza

    12:00 - 13:00