Geral
Publicado em 14/08/2021 às 09:10
Vista Gaúcha libera SIM para indústria de embutidos
Empresa produzirá linguiça defumada suína, linguiça frescal suína, torresmo e banha
Está liberado o registro definitivo da Indústria de Processamento de Carnes Chaga & Freese – Delizia – das empresárias Dionéia Selle de Chaga e Carla Freese. O registro legaliza as atividades da empresa e foi emitido pela Administração de Vista Gaúcha, através da Secretaria da Agropecuária e Meio Ambiente, Serviço Municipal de Inspeção (SIM).
Inicialmente, a indústria produzirá linguiça defumada suína, linguiça frescal suína, torresmo e banha. Este é o primeiro registro liberado no município e outros dois empreendimentos estão em fase de regularização.
O prefeito de Vista Gaúcha, Claudemir Locatelli, destacou que a atual gestão investe na qualificação dos profissionais do SIM, pois são esses profissionais que orientam a instalação desse tipo de empreendimento e fiscalizam, garantindo segurança sanitária e qualidade dos produtos que chegam à mesa dos consumidores. Locatelli reforçou que a administração continuará desenvolvendo políticas públicas que facilitem a implantação de novas empresas, garantindo a geração de novas fontes de emprego e renda para a população.
SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL
O Serviço Municipal de Inspeção (SIM), é vinculado à Secretaria da Agropecuária e Meio Ambiente e, é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. O SIM foi reestruturado e atualizado para garantir a segurança ao consumidor no consumo de carnes e derivados, pescado, leite e derivados, ovos, mel e demais produtos de origem animal.
A missão é garantir a qualidade e a segurança alimentar dos produtos de origem animal que são produzidos e comercializados no município. O SIM tem a função de licenciar e fiscalizar os estabelecimentos que industrializam produtos de origem animal e registrar os produtos destes estabelecimentos destinados ao consumo humano.
O SIM é responsável por exigir que os estabelecimentos observem os dispositivos legais necessários para a qualificação dos produtos de origem animal produzidos em Vista Gaúcha, disciplinar e regulamentar as técnicas de procedimentos industriais.