Menu

33°

Palmitinho - RS
34° max
20° min

Fechar

33°

Palmitinho - RS
34° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Volta às aulas no Instituto 22 de Maio será gradual e marcada por obras na rede elétrica

    Obra que prevê nova subestação e substituição completa da rede elétrica, enfrenta entraves desde 2024 e ainda não foi concluída

    O Instituto Estadual de Educação 22 de Maio retoma as aulas nesta semana, dando início ao ano letivo de 2026 em meio a obras estruturais que ainda estão em andamento. Em entrevista ao programa Em Pauta, do Grupo Chiru, a diretora Zaira Zanatta falou sobre a organização do retorno, os desafios enfrentados e as expectativas para o novo ano escolar.

    De acordo com a diretora, o retorno será feito de forma gradativa. As aulas começam na quinta-feira, 19 de fevereiro, para as turmas dos anos iniciais e para o turno da noite. Já na sexta-feira, 20, será a vez dos estudantes do turno da manhã retomarem as atividades.

    Obras na rede elétrica seguem em andamento

    Um dos principais pontos abordados na entrevista foi o atraso nas obras da rede elétrica da escola. A previsão inicial era de que os trabalhos estivessem concluídos até o fim de fevereiro, mas houve atraso no cronograma.

    A instituição enfrenta limitações em sua rede elétrica, considerada precária para atender às demandas atuais. O uso de aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, está comprometido. Entre as melhorias previstas está a instalação de uma subestação de energia, que permitirá o funcionamento adequado de equipamentos que exigem maior carga elétrica.

    A obra, que prevê melhorias na subestação e a substituição completa da rede elétrica, teve início em maio de 2024 e seguiu até outubro do mesmo ano. A empresa da região metropolitana, vencedora da licitação, reduziu a equipe ao longo dos meses e acabou abandonando a obra, deixando pendências como danos na rede de internet, no sistema de monitoramento além de infiltrações causadas por danos ao telhado. Após mobilização da escola e da comunidade, uma nova empresa assumiu os trabalhos em setembro de 2025, com prazo de conclusão previsto para fevereiro deste ano.O investimento total é de aproximadamente R$ 575 mil.

    Paralelamente, a escola também realiza a reforma do ginásio, com recursos de emenda parlamentar e verbas do CPM, além de pequenas reformas e pinturas em salas de aula.

    Estrutura, desafios e expectativa para 2026

    Atualmente, a escola atende cerca de 650 alunos nas modalidades de Ensino Fundamental, Ensino Médio regular, Ensino Médio Integral, Curso Normal e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    Mesmo diante das dificuldades estruturais enfrentadas em 2025, a diretora avaliou o último ano letivo como muito positivo. Segundo ela, o comprometimento do grupo de professores e funcionários foi fundamental para que as metas de aprendizagem fossem alcançadas.

    Os docentes participaram de duas semanas de formação e planejamento antes do início das aulas, organizando planos de estudo e estratégias de acolhimento para os estudantes.

    Zaira Zanatta ressaltou que o ano letivo começa normalmente, mas a escola seguirá cobrando a conclusão das obras o quanto antes. Conforme destacou, com laboratórios funcionando plenamente, internet adequada e estrutura elétrica modernizada, o potencial de aprendizagem dos alunos será ainda maior em 2026.

    Danilva Oliveira- Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Batidão da Chiru com Dani Oliveira 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Sidi Vargas

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Dani Oliveira

    15:00 - 17:00