Menu

33°

Palmitinho - RS
33° max
18° min

Fechar

33°

Palmitinho - RS
33° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Zanchin relativiza pesquisas, reforça confiança em Gabriel Souza e diz aguardar definição do PP para vice

    Presidente do MDB falou ao Grupo Chiru e também avaliou possível candidatura de Adilson Balestrin, prefeito de Seberi, a deputado estadual.

    Com o cenário eleitoral de 2026 começando a se desenhar, o MDB do Rio Grande do Sul já trabalha de forma organizada em torno da pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza ao Palácio Piratini. A avaliação é do presidente estadual do partido, deputado Vilmar Zanchin.

    Ele falou ao programa Em Pauta, do Grupo Chiru, em mais uma entrevista da série sobre as eleições com lideranças dos principais partidos gaúchos.

    Partido pacificado e nome definido

    Segundo Zanchin, o primeiro passo do MDB foi superar divergências internas do passado e construir um ambiente de unidade, condição considerada fundamental para a disputa estadual. De acordo com ele, a prioridade da atual da direção foi pacificar o partido após as fissuras registradas na eleição de 2022.

    “Quando nós assumimos o partido, tínhamos como primeira tarefa apaziguar, pacificar o MDB. Hoje o partido está coeso e fechado em torno do companheiro Gabriel Souza, que é o atual vice-governador”, afirmou. . A partir de agora, o foco passa a ser a construção de alianças.

    Pesquisas não definem eleição, avalia presidente

    Ao comentar o desempenho inicial de Gabriel Souza nas primeiras pesquisas eleitorais, nas quais o vice-governador aparece com não mais que 10% das menções, Zanchin relativizou os números e relembrou disputas anteriores vencidas pelo MDB mesmo partindo de índices baixos.

    “Pesquisa um ano antes da eleição não retrata o momento futuro. Nem quem está bem pode se acomodar, nem quem aparece mal pode se desesperar”, disse.

    Ele citou os exemplos das eleições dos ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori, quando o MDB iniciou com poucos pontos percentuais e terminou vitorioso. Para Zanchin, eleição é uma corrida de resistência, decidida apenas no final.

    Relação com o PP e composição da chapa

    Questionado sobre alianças, especialmente com o Progressistas (PP), Zanchin confirmou que o MDB já ofereceu ao partido a vaga de vice-governador e também uma posição na disputa ao Senado. “O PP é um partido com capilaridade, história no Rio Grande do Sul e visão de Estado semelhante a nossa. Juntos, MDB e PP estariam presentes em mais de 300 municípios”, destacou.

    Sobre as possíveis desavenças municipais entre partidários de MDB e PP, siglas que historicamente rivalizam em eleições locais, Zanchin afirmou que o pleito estadual se trata de uma situação diferente. Ele afirma crer que essas diferenças ficarão de lado à medida que os eleitores se sensibilizarem diante de um projeto voltado ao Estado como um todo.

    Envolvido em um debate interno e sem definir os rumos na eleição, o PP hoje se divide entre as pré-candidaturas de Covatti Filho e Ernani Polo. Zanchin evitou apontar um parceiro ideal, mas reforçou que deseja contar com o partido. “O nome que o PP nos apresentar será muito bem-vindo. Vamos trabalhar juntos em um projeto robusto de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul”, afirmou.

    Zanchin ponderou que, caso o PP opte por outro caminho, o MDB buscará novas alianças para compor a chapa majoritária.

    Eduardo Leite, Senado e possíveis cenários

    Sobre a possibilidade de o governador Eduardo Leite renunciar ao cargo para disputar outro posto, o que abriria vaga para Gabriel governar o Estado no ano eleitoral, o presidente do MDB afirmou que a decisão cabe exclusivamente a ele.

    Zanchin ressaltou o protagonismo político de Leite no cenário nacional e defendeu sua continuidade na vida pública. “Ele é uma liderança em ascensão no Brasil. Se não concorrer à Presidência da República, nosso desejo é que concorra ao Senado”, afirmou.

    Caso Eduardo Leite opte por concluir o mandato, Zanchin garantiu que Gabriel Souza não será prejudicado, uma vez que terá mais tempo para percorrer o Estado durante a campanha.

    Região Norte e nomes para deputado

    Durante a entrevista, o presidente estadual também falou sobre a construção das nominatas para a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados, com atenção especial à região de Frederico Westphalen, Palmitinho, Seberi e municípios vizinhos.

    Ele confirmou o convite ao prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, para concorrer a deputado, além de outros diálogos com lideranças regionais. “Essa região é muito importante econômica, social e culturalmente. Não pode ficar sem representação forte na Assembleia e no Congresso. O Adilson está fazendo uma gestão exemplar em Seberi, mas a decisão de concorrer cabe a ele e nós vamos apoiá-lo", afirmou.

    Zanchin disse que o partido segue prospectando nomes e que as definições devem ocorrer até o período das convenções, no fim de julho e início de agosto. “Tenho plena convicção de que esta região terá candidaturas do MDB tanto para deputado estadual quanto federal”, concluiu.

     

    *Elabora com auxílio de ferramenta de IA

    João Victor Cassol - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Canal Livre com Vilmar Luza 13:00 - 15:00

    FM
    91,1

    Chega Junto

    Helena Knob

    13:00 - 15:00

    FM
    104,3

    Tarde 104

    Amanda Busnello

    13:20 - 15:00

    FM
    107,9

    Canal Livre

    Vilmar Luza

    13:00 - 15:00