Arquivo
Atualizado em 25/08/2017 às 10:52
Zilá quer que acompanhante de cadeirantes tenham ingressos gratuitos em eventos
Com o tema: “Conviver é acolher as diferenças”, teve início na última segunda-feira a 20ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que se estende até amanhã.
A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) é autora do projeto de lei 150/2017, que se aprovado, garante a entrada gratuita ao acompanhante de deficientes, que necessitam de cadeira de rodas, a eventos culturais, desportivos e de entretenimento.
“O ingresso gratuito ao acompanhante é uma forma de garantir condições objetivas de acessibilidade e inclusão social. Hoje as pessoas com deficiência contam com uma série de leis que dispõem sobre seus direitos, mas sabemos que em muitos casos elas precisam do auxílio de um acompanhante para ir a determinados eventos. Assim, com a lei sancionada, quando a empresa responsável pelo espetáculo não disponibilizar alguém que possa auxiliá-los, o acompanhante entrará gratuitamente”, explica Zilá.
Além disso, o texto amplia a área do atendimento preferencial às pessoas portadoras de deficiência ampliando os estabelecimentos hoje citados no artigo 4º da Lei 13.320/2009, incluindo: cinemas, teatros, shoppings, escolas, hotéis, estações rodoviárias e ferroviárias, estádios e aeroportos.
Conforme a deputada, desde a promulgação da consolidação das leis de pessoas com deficiência, os problemas de segurança e o acesso aos eventos mudaram de tal forma, que considera válido ampliar o número destas áreas e circunstâncias.
Assessoria de Imprensa Jornalismo Grupo Chiru Comunicações