Geral
Publicado hoje às 15:30
Zucco confirma quatro novos nomes da equipe do futuro governo e líder na Assembleia
Governador eleito confirmou que deve reduzir o número de secretarias de 30 para entre 15 e 20
O governador eleito do Rio Grande do Sul, Luciano Zucco (PL), anunciou nesta quinta-feira, 29 de outubro, novos nomes que irão compor o primeiro escalão de sua gestão. Os anúncios foram feitos durante entrevista coletiva no Instituto Caldeira, na zona norte de Porto Alegre.
Foram confirmados os responsáveis pelas áreas de Proteção e Defesa Civil e Obras, Logística e Infraestrutura, além do Procurador-Geral do Estado e do senador Luís Carlos Heinze que ficará a frente da articulação de projetos estratégicos. Zucco também anunciou o deputado estadual Guilherme Pasin (PP), ex-prefeito de Bento Gonçalves, como líder do governo na Assembleia Legislativa.
Os novos nomes se somam aos cinco integrantes da equipe anunciados na terça-feira, 27 de outubro. A futura gestão deverá contar com entre 15 e 20 secretarias, frente às 30 existentes atualmente. “Temos o compromisso mantido de cortar secretarias. A gente vai ter o número reduzido, cortando também cargos que não são necessários, para enxugar a máquina”, afirmou Zucco.
Conheça os novos nomes anunciados
Proteção e Defesa Civil
O deputado estadual Capitão Martim (Republicanos) assumirá a pasta. Capitão da reserva da Marinha, ele foi reeleito para a Assembleia Legislativa e será substituído no Parlamento pela primeira suplente, Eliana Bayer.
Entre as prioridades, Martim destacou o fortalecimento do sistema de Defesa Civil e a prevenção de perdas humanas em situações de emergência. O coronel Luciano Chaves Boeira, atual chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, será mantido na equipe.
Obras, Logística e Infraestrutura
O general de divisão do Exército Rogério Siqueira ficará à frente da pasta. Ele irá para a reserva no fim de novembro e tem experiência em obras de infraestrutura, incluindo o gerenciamento de trabalhos de duplicação da BR-116 entre Guaíba e Tapes, além de atuação em projetos de rodovias, ferrovias e aeroportos.
Procuradoria-Geral do Estado
O procurador Rafael Orozco será o responsável pela Procuradoria-Geral do Estado. Integrante da carreira desde 2000, é graduado e pós-graduado em Direito e possui mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua atuação inclui negociações tributárias e recuperação de créditos públicos.
Orozco afirmou que pretende contribuir especialmente para melhorar a situação financeira do Estado, buscando ampliar a arrecadação sem comprometer a atividade das empresas.
Gestão de projetos estratégicos
O senador Luís Carlos Heinze (PP), cujo mandato termina no fim deste ano, comandará a área voltada à articulação e ao desenvolvimento de projetos estratégicos.
Segundo Zucco, a estrutura será vinculada diretamente ao gabinete do governador e terá a função de articular ações entre diferentes áreas, além de fortalecer as relações institucionais e acelerar iniciativas consideradas prioritárias para o Rio Grande do Sul.
Secretários anunciados na terça-feira
Na terça-feira, 27 de outubro, Zucco havia confirmado cinco nomes para a futura gestão - o advogado e servidor do Estado Leandro Sonne, para a Casa Civil; Paulo Herrmann, ex-presidente da John Deere no Brasil para Agricultura e Desenvolvimento Rural; Roni Vieira que comanda Educação no Paraná, para a mesma área; Liliana Cardoso, atual secretária de Cultura de Porto Alegre, para a pasta no Estado; e Mauro Sinott, general da reserva do Exército e ex-secretário-executivo da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, em 2018, para a secretaria de Segurança Pública.
Leia mais:
Zucco anuncia os cinco primeiros secretários do governo do Rio Grande do Sul
Durante a coletiva, Zucco afirmou que a escolha dos integrantes da equipe considera tanto a capacidade técnica quanto a articulação política. O governador eleito também informou que pretende tirar férias na próxima semana para passar um período com a família.
*Com informações GZH