Menu

Palmitinho - RS
13° max
7° min

Fechar

Palmitinho - RS
13° max
7° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Audiência vai debater como biodigestores podem auxiliar na preservação da água

    Uma audiência virtual, marcada para a segunda-feira, 14 de junho, deve debater a produção de biogás e biometano, no Rio Grande do Sul. O evento é promovido pela Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS), presidida pela deputada estadual, Zilá Breitenbach e deve reunir online representantes dos 46 municípios que integram a Bacia do Rio da Várzea.

     A audiência que acontece às 14 horas é aberta e terá como tema “Como os biodigestores podem auxiliar na preservação da água?”.

    Em entrevista à 104,3 FM nesta segunda-feira, 7 de junho, a deputada estadual, Zilá Breitenbach destacou que o que se busca é que a produção continue aumentando, mas sem causar danos ao meio ambiente e gerando renda ao produtor.

    A audiência pública vai contar com a participação da secretária de Agricultura do RS, Silvana Covatti e do secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, que vai falar sobre como o Estado conseguiu avançar no setor rapidamente e tem a tecnologia em vários empreendimentos. 

    Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as áreas de concentração de produção animal sem manejo adequado dos resíduos podem causar a contaminação das águas subterrâneas, ainda mais que na maioria das vezes as áreas onde estão localizadas as atividades agropecuária são muitas vezes próximas a nascentes de rio e a mananciais superficiais e subterrâneos. O trabalho da Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores da AL/RS iniciou, em 2018, e como afirma Zilá, além de debater os biodigestores como uma fonte de renda extra ao produtor, também vê neles uma aposta para a preservação dos mananciais e, consequentemente da qualidade da água.

    Confira a entrevista completa

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 00:00 - 06:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:30

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    00:00 - 06:00