Menu

12°

Palmitinho - RS
22° max
11° min

Fechar

12°

Palmitinho - RS
22° max
11° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Dia Mundial do Doador de Sangue: FW referência na coleta para a região

    Hoje, 14 de junho, é Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada para valorizar e incentivar as pessoas que exercem esse ato tão importante e que ajudam a salvar vidas. O sangue não tem substituto, por isso, é tão importânte o ato de solidariedade da comunidade em colaborar.

    De acordo com o coordenador do posto de coleta na cidade, Plinio Mantelli, o projeto deu tão certo que já serviu como exemplo para abertura de outras unidades em outras localidades em parceria com o HemoPasso, que é o Hemocentro de Passo Fundo. "No começo tinhamos o objetivo de colotar 50 bolsas a cada 15 dias, mas a adesão da comunidade regional é tão boa que nos já ampliamos esse número para 80 bolsas de sangue em cada uma as vezes, ou seja são 160 bolsas por mês", comentou. 

    Instalado em março de 2022, o Posto de Coleta de sangue no município fica na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Ayres Cerutti, com coletas agendadas duas vezes no mês. "Desde sua concepção a ideia sempre foi atender a comunidade de toda a região, que gostaria de doar sangue mas tinha dificuldades de ir até Passo Fundo, pela distância e demora e hoje podemos dizer que o nosso posto de coleta já está consolidado. Um dado que é o principal é que cada doador pode salvar até quatro vidas", pontuou Mantelli.

    Destaque para Palmitinho

    De todas as cidades da região, uma que assume papel de destaque em solidariedade é Palmitinho. De acordo com Mantelli o município traz pelo menos um ônibus por mês para fazer doações. "Na nossa proxima coleta eles já tem um grupo confirmado e para a próxima coleta também. Há um esforço muito bacana da gestão do hospital, principalmente, que é quem mais utiliza o sangue doado em mobilizar e trazer as pessoas", salientou.

    Evandrae Riva, responsável pelo setor no Hospital Santa Terezinha (HST), já passaram de 200 doações capitaneadas pela equipe. "Claro que contamos com a parceria dos municípios de Pinheirinho do Vale e Vista Alegre mas, o mais gratificante é que quem doa pela primeira vez volta automaticamente doar, mas o principal desafio é buscar esses doadores pela primeira vez", comentou.

    O município já está organizando doadores para os dias 19 de junho e 24 de julho. 

    Como doar

    As doações no ponto de coleta da UBS Ayres Cerutti são realizadas por agendamento. Quem tiver interesse em doar deve entrar em contato com a Secretaria da Saúde para agendar o horário, pelo WhatsApp: (55) 99633-7372. As coletas têm início às 8h e encerram às 13h, sempre nas quartas-feiras, quinzenalmente. 

    Para ser um doador,é necessário estar em boas condições de saúde; ter idade entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. Próximo ao dia da doação é fundamental não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

    Após a doação, há um intervalo de tempo que deve ser respeitado para realizar a próxima doação, de modo que tudo ocorra de forma segura para o doador. Para os homens, este período de carência é de 90 dias e para as mulheres é de 120 dias

    Requisitos para a doação

    Estar em boas condições de saúde;

    Apresentar documento oficial de identidade com foto;

    Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;

    Pesar no mínimo 50 kg;

    O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;

    Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;

    Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;

    Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores à doação;

    Não fumar pelo menos duas horas antes da doação;

    Não ter realizado tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses.

    Outros critérios que impedem a doação serão verificados na triagem.

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    Clarim Campeiro

    Alex Nunes - O Barbicacho

    05:00 - 07:00

    FM
    104,3

    Novo Dia 104

    Douglas Biguelini

    05:00 - 07:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00