Menu

19°

Palmitinho - RS
21° max
18° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
21° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • 27º Grupo de Artilharia de Campanha participa da Operação ÁGATA 8

    O 27º Grupo de Artilharia de Campanha “Grupo Monte Caseros” quartel sediado em Ijuí, cidade localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, está participando da Operação ÁGATA 8, atividade na qual as Forças Armadas operam em conjunto com órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais, na faixa de fronteira entre Brasil e outros dez países sul americanos. Tal operação tem o objetivo de combater delitos transfronteiriços e ambientais, bem como intensificar a presença do Estado Brasileiro nestas áreas.

    A atuação das Forças Armadas, por meio de ações preventivas e repressivas, no combate a delitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira, em situação de normalidade, está legalmente amparada no Art. 16-A da Lei Complementar nº 97, de 09 junho de 1999. Desta forma, o Ministério da Defesa, dentro da concepção do Plano Estratégico de Fronteiras, visa diminuir a criminalidade nestes locais, além de incrementar o apoio social à população.

    Cabe salientar que a Operação Ágata 8 acontece às vésperas da Copa do Mundo de Futebol, competição esportiva que será realizada em 12 cidades-sede: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA). Em função deste evento, o Ministério da Defesa optou por uma mobilização que envolvesse os 16.886 quilômetros de fronteira.

    Nesta operação, o Ministério da Defesa emprega cerca de 25.000 militares, diversas viaturas, embarcações, helicópteros e aviões para realizar patrulhamento e inspeção naval na calha dos rios; bloqueio e controle de estradas e vias urbanas; patrulhamento terrestre ostensivo juntamente com órgãos de segurança pública; reconhecimento especializado de fronteira; revista de pessoas, embarcações, aeronaves e instalações; fiscalização de produtos controlados; operação de busca e apreensão; reconhecimento e transporte aéreo, bem como interceptação de aeronaves suspeitas.

    Em quase três anos, o Ministério da Defesa, já realizou sete edições da Operação Ágata. Deste modo, houve uma atenção especial com a faixa de fronteira, a qual compreende 150 quilômetros a partir da divisa do país, abrangendo 27% do território nacional, nos quais estão 710 municípios, sendo 122 cidades limítrofes e 588 não limítrofes. Assim, a operação desdobra-se em uma área de fronteira com 16.886 quilômetros de extensão, sendo 7.363 quilômetros de linha seca e 9.523 quilômetros de rio, lagos e canais.

    Além do combate aos ilícitos, a operação contempla também Ações Cívico-Sociais (Acisos), que consistem em atividades que proporcionam a integração das Forças Armadas com a Comunidade, principalmente em locais nos quais se concentram famílias carentes. As sete edições já realizadas da Ágata resultaram em milhares de procedimentos, tais como: atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, distribuição de medicamentos e cobertores, palestras e reparos em estabelecimentos de ensino.

    Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Top de Bandas com Vilmar Luza 12:00 - 13:00

    FM
    91,1

    Flashback 91

    Marcinho San

    12:00 - 13:00

    FM
    104,3

    Jornal da Chiru

    Delfo de Souza

    12:00 - 12:50

    FM
    107,9

    Top de Bandas

    Vilmar Luza

    12:00 - 13:00