Menu

20°

Palmitinho - RS
24° max
20° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
24° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Ajuda ao Inter? Grêmio se "divide", mas tem razões para vencer o Flamengo

    Tricolor encara o Rubro-negro nesta quinta-feira, 28, na Arena, e pode travar possível aproximação da equipe carioca ao maior rival

    Ainda não é a última rodada da atual edição do Brasileirão, mas o Grêmio se encontra em meio a um cenário semelhante ao vivido no campeonato de 2009. Nesta quinta-feira, 28 de janeiro, o Tricolor recebe o Flamengo na Arena, às 20h, pelo jogo atrasado da 23ª rodada, e encara uma bifurcação entre acirrar briga pelo G-4 ou atrapalhar o maior rival.

    A situação é a seguinte. O Grêmio é sexto colocado com 51 pontos e tem apenas 1% de chance de ser campeão brasileiro - segundo projeção do matemático Tristão Garcia.

    O Flamengo é quarto colocado com 55 pontos e, se vencer, chega a 58. Assim, o Fla iguala o vice-líder São Paulo e fica a quatro pontos do líder Inter, que tem 62. Detalhe: a equipe carioca enfrenta o Colorado na penúltima rodada.

    Uma vitória gremista significa aproximação justamente ao Rubro-Negro. O Tricolor subiria uma posição e colaria no adversário da noite na caminhada pela vaga direta para a Libertadores de 2021. Mas também representaria manter o Flamengo distante do maior rival, o Inter, na corrida pela taça.

    — No clássico a gente errou, faz parte, mas vamos procurar acertar sempre e agora é pensar no Flamengo. Sabemos que tem uma grande equipe pela frente, então temos que estar sempre preparados para dar nosso melhor. Tenho certeza que vamos buscar um resultado positivo — destacou Rodrigues.

    Na véspera da partida, o zagueiro Rodrigues reforçou o foco gremista na briga pelo G-4 e na busca por um resultado positivo. Os dirigentes também já haviam manifestado o planejamento de ter a força máxima no duelo.

    Até porque após perder o Gre-Nal no último domingo, o técnico Renato Portaluppi chegou a ameaçar colocar o time sub-23 para disputar o restante do Brasileirão. Afinal, a derrota foi crucial para que o Grêmio saísse da briga pelo título brasileiro.

    A polêmica de 2009

    O Grêmio hoje vive cenário semelhante ao de 2009. No dia 6 de dezembro daquele ano, o Tricolor disputou a última rodada contra o Flamengo no Maracanã, e não tinha mais pelo que brigar no campeonato. Diferente do Mengão, que era líder com dois pontos a mais que o vice-colocado, o Inter.

    Flamengo: Bruno, Léo Moura, Ronaldo Angelim, David Braz e Juan; Willians, Aírton, Toró (Everton) e Petkovic (Fierro); Zé Roberto (Kléberson) e Adriano. Técnico: Andrade.

    Grêmio: Marcelo Grohe, Mário Fernandes, Thiego, Léo e Fábio Santos; Túlio, Adílson (Mithyuê), Maylson e Lúcio; Douglas Costa e Roberson (Bergson). Técnico: Marcelo Rospide.

    Logo, o Colorado poderia ser campeão em caso de um tropeço do Fla. Logo aos 21 minutos do primeiro tempo, Roberson abria o placar para o Grêmio após escanteio batido por Douglas Costa.

    Curiosamente, David Braz - hoje no Grêmio - foi quem empatou para o Flamengo oito minutos depois. Na etapa final, aos 24, Ronaldo Angelim marcou de cabeça o gol do título e da vitória da equipe carioca. Quando o grupo gremista desembarcou em Porto Alegre, chegou a ser hostilizado pelos próprios torcedores.

    Marcelo Rospide foi o técnico interino do Grêmio naquela partida e relembrou a polêmica de torcedores que pediram para o time "entregar" o resultado e perder para o Flamengo. O profissional hoje reside em Porto Alegre e treinou recentemente o Meizhou Hakka, da China.

    — Não foi uma situação simples. Houve até uma reportagem, falava de que estaria em jogo a credibilidade técnica da competição, com o fato do Grêmio entregar deliberadamente uma partida internamente. Isso nunca existiu. Óbvio que eu não posso intervir no psicológico de cada atleta. Obviamente o Flamengo estava muito mais motivado do que o Grêmio. O Flamengo ganhou porque naquele jogo estava com um time melhor que o Grêmio e a pressão da torcida foi uma loucura. O Flamengo ia jogar a final do campeonato. O Grêmio estava participando. Também não podíamos fazer um papel ridículo. Daqui a pouco sofre uma derrota vergonhosa. Aí assim queimaria o nome de nós profissionais por uma bobagem — relembrou.

    Fonte: globoesporte.globo.com

     

    None
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    De Prosa e Mate

    Alex Nunes - O Barbicacho

    07:00 - 09:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza com a participação da equipe de Jornalismo do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00