Menu

22°

Palmitinho - RS
22° max
10° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
22° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Alerta em Tenente Portela: larvas do Aedes Aegypti são encontradas em 8,6% das residências

    Dado é de pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde e aponta ainda que recipientes utilizados para armazenar a água da chuva são os principais vilões

    Um trabalho de campo realizado na primeira semana de março revelou um risco alto para proliferação do mosquito da dengue, em Tenente Portela. É o Levantamento Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa). A metodologia permite o conhecimento, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e da febre amarela. Conforme os dados apresentados pela Secretaria de Saúde e Saneamento, foram coletadas 25 amostras, sendo que em 24 delas constatou-se a presença de larvas do mosquito Aedes Aegypti.

    Os agentes responsáveis pelas visitas, estiveram em 278 imóveis de diferentes bairros e o registro de 24 amostras positivas, representa um índice de 8,6%. O percentual é preocupante, já que as autoridades em Saúde consideram que o índice normal não deve ultrapassar 1%.

    A região de maior incidência foi a área central do município, com 13 amostras. Em segundo apareceu a Alto Portela, área que engloba os bairros Isabel, Verzeri, Paludo e Rubino Marroni, com seis amostras. Na região dos bairros Ipiranga, Fries, Operário e Mutirão, foram quatro amostras positivas. E teve ainda um registro no bairro Bem Morar. Nas residências visitadas nos bairros São Francisco e Novo Portela não foi constatada a presença de nenhum foco propício para a propagação do mosquito.

    As larvas do Aedes Aegypti foram localizadas principalmente em recipientes utilizados para armazenar a água da chuva. Caixas, toneis e baldes responderam juntos por dez das 24 ocorrências. Também foi verificada a presença de larvas em bandejas de vasos de plantas, bebedouros de animais e regadores, além de latas, garrafas, plásticos, sucatas, tanques, piscinas e ralos.

    A Secretaria de Saúde faz um alerta à população e pede que cada um faça sua parte para evitar casos de dengue no município.

    * Fonte: Ascom/Prefeitura de Tenente Portela

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Batidão da Chiru com Vilmar Luza 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Nelson Buzatto

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Vilmar Luza

    15:00 - 17:00