Menu

15°

Palmitinho - RS
21° max
10° min

Fechar

15°

Palmitinho - RS
21° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Amzop e Sicredi firmam parceria em projeto para desenvolvimento da região

    Os dados do Projeto Aceleração Regional, realizado com o apoio da UFSM, vão auxiliar no planejamento estratégico da maior associação de municípios do RS

    Para apoiar no processo de desenvolvimento coletivo local e regional, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), construíram um estudo para estimular e subsidiar as discussões relativas aos desafios, oportunidades e potencialidades da região. O projeto Aceleração Regional, elaborado a partir de 2019, resultou em um conjunto de informações estratégicas com dados econômicos, ambientais e sociais, que mostram como as comunidades se desenvolveram e evoluíram nos últimos 15 anos.

    Para aproveitar as referências levantadas e atualizadas, a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) solicitou às cooperativas os dados completos da pesquisa, que auxiliarão no planejamento estratégico da entidade e seus Municípios.

    – Para nós, enquanto associação, é uma satisfação ter encontrado um diagnóstico tão bem elaborado pelo Sicredi, em conjunto com a UFSM, que servirá de suporte para muitas de nossas ações, inclusive são dados referência que nos ajudarão na busca de investimentos à região. Além disso, de forma individual aos municípios pesquisados, os números serão muito úteis também para avaliar deficiências e oportunidades. Os gestores poderão aproveitar o estudo para estratégias de crescimento, investimentos e valorização das potencialidades. Assim, será um suporte também para a tomada de decisões mais efetivas e bem embasadas, o que contribuirá e muito para o progresso das cidades. Então, estamos muito gratos por esta parceria que construímos em mais este projeto com o Sicredi – justifica o presidente da Amzop, Antônio Reginaldo Ferreira da Silva.

    O Sicredi

    A presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Angelita Marisa Cadoná, ressalta a satisfação em ver o interesse da Amzop pelos dados levantados através do Aceleração Regional. “Que alegria sabermos que esta instituição, que é a maior associação de municípios do Estado, irá utilizar as informações coletadas neste projeto e que querem aproveitar as oportunidades e as dificuldades apresentadas através dos números, pensando em alternativas para os desafios. Nosso desejo é que, de posse dos dados, se dissemine a cooperação, havendo uma participação ativa, e que todos possam contribuir com suas percepções, propondo soluções que visam o desenvolvimento, seja ele voltado ao capital humano ou um estímulo ao empreendedorismo, para que seja possível projetarmos, cada vez mais, as cidades avaliadas, como municípios que se destacam, se desenvolvem e estimulam o progresso”, salienta Angelita.

    Da mesma forma, o presidente da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Saul João Rovadoscki, também reforçou a importância desta parceria. “Apoiar e promover o desenvolvimento dos municípios da nossa região é um das nossas principais missões e preocupações enquanto cooperativa inserida na comunidade. E os diagnósticos elaborados, que agora estão sendo disponibilizados também à Amzop – certamente vão contribuir muito para isso, pois contém uma base muito rica de dados, que poderão ser utilizados na construção de estratégias e direcionamentos para alavancar o desenvolvimento regional”.

    A UFSM

    A articulação entre as instituições, bem como a união de esforços entre as forças vivas da sociedade, fortalece os laços de cooperação e contribuem para motivar dinâmicas importantes para o processo de desenvolvimento local e regional. Nesse sentido, para o coordenador científico da pesquisa, professor da UFSM, Nilson Luiz Costa, disponibilizar os dados e as análises já realizadas no âmbito da iniciativa Aceleração Regional pode ajudar a Amzop, os municípios filiados e a iniciativa privada, a pensarem em ações voltadas ao empreendedorismo, inovação, planejamento do desenvolvimento regional e, sobretudo, em ações focadas na melhoria nas condições de vida e bem-estar da população. “Assim, se fortalecem os basilares desse processo, principalmente, a ação coordenada, a cooperação e a união de esforços em torno de um objetivo comum”, frisa Costa, que atuou na pesquisa junto com um grupo de pessoas, resultando em um esforço coletivo.

    *Com informações Sicredi

    None
    No Ar: Boteco da Chiru com Liliane Caratti 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Programa do Julinho

    Julinho Balestrin

    19:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Liliane Caratti

    19:00 - 21:00