Menu

19°

Palmitinho - RS
29° max
19° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
29° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Amzop solicitará ajuda do governo aos municípios afetados pela estiagem

    Falta de chuva obriga parte dos municípios a transportar água usando carros pipa para abastecer famílias que residem nas áreas rurais

    A Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) anunciou que está mobilizada a fim de realizar um levantamento completo dos problemas causados pela estiagem nos 43 municípios abrangidos pela entidade. A falta de chuva obriga parte dos municípios a transportar água usando carros pipa para abastecer famílias que residem nas áreas rurais.

    Segundo o presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Ferreira da Silva, já foi solicitado à Emater/Ascar um levantamento das perdas na área agrícola. “Temos o problema do desabastecimento das propriedades, pois os poços artesianos e açudes secaram e registra-se ainda as perdas que superam a 50% nas plantações de soja”, disse.

    Ferreira da Silva informou que, a partir dos levantamentos de perdas e problemas de desabastecimento, poderá ser decretada emergência de forma coletiva.  “A situação é muito preocupante, especialmente quanto às famílias que enfrentam o problema da falta de água para consumo doméstico e também para abastecer os rebanhos bovinos, as pocilgas de suínos e aviários”, observa.

    O presidente da Amzop adianta que há necessidade dos governos estadual e federal auxiliarem os municípios. “Lamentavelmente estamos saindo da pandemia do Covid-19, depois de quase dois anos de sofrimento e agora temos que enfrentar mais esta realidade”, analisa.

    A Amzop vem se reunindo periodicamente para tratar do assunto e buscar alternativas no sentido de auxiliar os municípios.

    *Com informações Amzop

    None
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00