Menu

27°

Palmitinho - RS
30° max
17° min

Fechar

27°

Palmitinho - RS
30° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Assembleia gaúcha instala Frente Parlamentar em Defesa do Crédito Emergencial para a Agricultura Familiar

    A frente parlamentar foi presidida pelo deputado Edegar Pretto (PT)

    O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), instalou a Frente Parlamentar em Defesa do Crédito Emergencial para a Agricultura Familiar, no inicio da tarde desta terça-feira, 15 de junho, em uma solenidade híbrida realizada no Salão Júlio de Castilhos. A frente parlamentar, que será presidida pelo deputado Edegar Pretto (PT), tem o propósito de sensibilizar o governo do Estado e o próprio Parlamento para a aprovação do Projeto de Lei 115/2021, de autoria da bancada petista, que cria o Programa de Crédito Emergencial para a Agricultura Familiar.

    Pretto  justificou a iniciativa lembrando que os agricultores estão mergulhados numa crise que tem dupla motivação: a pandemia que afetou as vendas institucionais de produtos e a seca que atingiu o Rio Grande do Sul e levou 394 municípios a decretarem estado de emergência. O setor enfrenta, segundo ele, uma completa ausência de políticas públicas voltada ao fortalecimento da produção de alimentos, além da redução drástica dos orçamentos dos programas existentes  atender os mais pobres, como o Funterra e o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

    O parlamentar alertou ainda para o risco de desabastecimento ocasionado pela diminuição da área plantada de alimentos no Rio Grande do Sul. Ele salientou que,enquanto a área cultivada com  soja teve um aumento de 49% nos últimos anos, a de trigo e feijão decresceram cerca de 40%. Houve também recuo no número de famílias envolvidas com a produção de leite no estado.

    O presidente da Assembleia  disse que vê com bons olhos a iniciativa, que “demonstra a vontade política do Parlamento em buscar uma solução para o problema” e que organiza as ações em prol de um objetivo comum. Gabriel Souza lembrou que o Legislativo teve papel importante na criação do auxílio emergencial estadual e que não deverá ser diferente com o apoio à agricultura familiar.

    Frisando que tem divergências com o PT em relação ao papel do Estado, o presidente do Legislativo declarou que, no caso em questão, considera necessária a intervenção estatal, pois se trata de auxiliar um dos setores mais atingidos pela pandemia.

    A cerimônia de instalação da frente foi acompanhada por representantes de entidades da agricultura familiar e pelos deputados petistas Pepe Vargas, Zé Nunes, Luiz Fernando Mainardi, Valdeci Oliveira, Fernando Marroni, Jeferson Fernandes e Sofia Cavedon.

    None
    No Ar: Conexão Chiru com Danilva Oliveira 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Top 11

    Helena Knob

    11:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Arena 104

    Marcinho San, Delfo de Souza, Giovane Sabino, Nelson Buzatto e Andrei Sartori

    11:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Danilva Oliveira

    10:00 - 12:00