Menu

27°

Palmitinho - RS
27° max
20° min

Fechar

27°

Palmitinho - RS
27° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Batalhão Ambiental da BM apreende quase 9 mil metros de rede na região

    Pesca segue proibida até 31 de janeiro quando acaba o período de defeso da Piracema

    O Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) apreendeu, nesta quinta-feira, 25, somente na região, 8.850 mil metros de rede além de espinheis e anzóis.

    No município de Frederico Westphalen, houve a apreensão de 5.350 metros de redes de pesca, 643 metros de espinhel, 87 anzóis de galho (artesanal), 6 molinetes, 1 passaguá, 336 anzóis, 350 metros de corda, 10 rolos de linhas de pesca e mais petrechos artesanias usados na pesca predatória.

    Na cidade de Vicente Dutra, um homem foi autuado por pesca ilegal. Foram apreendidos 650 metros de redes de pesca e 12 quilos de peixes das espécies Cascudo e Pintado.

    Na área do Parque Estadual do Turvo, a equipe do 3º BABM realizou patrulhamento aquático preventivo nas águas do Rio Uruguai e localizaram 2.850 metros de redes de pesca. Peixes das espécies Grumatã, Cascudo, Piava e Peixe-Cachorra, nativos da região, foram devolvidos ao ambiente aquático.

    De acordo com o 3º BABM, o defeso da Piracema - período de reprodução dos peixes - seguirá até 31 de janeiro de 2024 e as equipes seguem fiscalizando rios e barragens para garantir a reprodução das espécies.

    Mais apreensões na área do 3º BABM

    Além da região o batalhão, que tem atuação em toda a região norte, noroeste, alguns pontos da serra e fronteira do Rio Grande do Sul, realizou patrulhamento embarcado no Rio Uruguai no município de Machadinho, sendo que foram retiradas das águas, 820 metros de redes de pesca, inseridas, ilegalmente, no rio. Mais de 250 peixes que estavam presos às redes, foram devolvidos ao ambiente aquático.

    Em Aratiba, as equipes efetuaram o patrulhamento embarcado no Rio Uruguai e no lago da Usina Hidrelétrica de Itá, divisa com Santa Catarina. Com o drone, houve a inspeção de pontos utilizados para acampamentos, em meio à mata, e também ocorreu o monitoramento de locais usados para a pesca e caça ilegal.

    Já nos municípios de Tio Hugo e Ernestina, o patrulhamento foi no lago da Barragem de Ernestina. Utilizando um barco a motor, os policiais militares localizaram 100 metros de redes fixados, ilegalmente, no ambiente aquático.

    No Rio Uruguai, na altura de São Borja, os policiais militares retiraram das águas 425 metros de redes de pesca. Já em Crissiumal, também no Rio Uruguai, divisa com a Argentina, houve a apreensão de 312 metros de redes de pesca, 182 metros de espinhel e 15 esperas (artesanais) para capturar peixe Dourado.

    No interior de Caxias do Sul, no Rio Lageado Grande, a equipe do 3º BABM, utilizando o drone, fiscalizou o ambiente aquático, locais utilizados como acampamentos e vistoriou a mata ciliar, tendo como objetivo o combate à pesca predatória, caça ilegal e intervenção em áreas de preservação permanente- APP.

    Houve apreensão de petrechos utilizados na pesca ilegal em São Francisco de Paula, na Barragem do Blang. Os policiais militares apreenderam 77 boias-loucas - material confeccionado artesanalmente e extremamente predatório. No interior de Bento Gonçalves foram realizadas barreiras de fiscalização em locais de acesso a acampamentos e pontos usados para a pesca ilegal.

    Todos os materiais foram apreendidos conforme Termos de Apreensão e serão incinerados.

     

    *Com informações 3ºBABM

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Mix Chiru com . 13:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Sem Parar

    .

    12:00 - 20:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    12:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Mix Chiru

    .

    13:00 - 17:00