Geral
Publicado em 07/08/2020 às 18:27
Cancelada a reabertura do cinema em FW
Pelos protocolos do Estado, mesmo em bandeira laranja, espaço não pode receber o público
Após entendimento entre as autoridades de Frederico Westphalen seguindo as orientações dos critérios da bandeira laranja do distanciamento controlado proposto pelo governo do estado a direção do Cine Globo cancelou o retorno das atividades previsto para este fim de semana.
De acordo com o gerente da unidade, Samuel Schuch, havia um entendimento junto a prefeitura municipal, porém, está não tem um protocolo local e segue as orientações estaduais que, neste momento, não permite a reabertura de cinemas e espaços culturais para o público. “Fizemos todo um protocolo que seria seguido, apresentamos na prefeitura. Nossa proposta era ocupar apenas 25% da capacidade da casa, mas, mesmo fechados desde março, respeitamos a orientação”, disse.
Em coletiva de imprensa convoca pelo Ministério Público (MP), o promotor João Pedro Togni reforçou que o órgão não tem o poder de determinar as políticas públicas, mas, uma vez definidas pelos gestores municipais, estaduais e federais, garantir que sejam cumpridas de acordo com o que determina a lei. “No Rio Grande do Sul está vigente o decreto editado pelo governador trazendo regras e protocolos para todas as atividades no Estado, nossa região está na bandeira laranja e a atividade cinema, no atendimento da regra diz que: na bandeira laranja não pode ter público espectador. Diante disso, solicitamos informações a prefeitura, vocês podem ver, não tem nenhum pedido, ou determinação do MP de que o Cine Globo não funcione, o que buscamos foi um pedido de informação porque havia notícia de um funcionamento, contrário ao que é proposto pelo distanciamento controlado, e até então uma falta de informação por parte do município”, explicou.
De acordo com nota divulgada nas redes sociais do cinema, a direção do Cine Globo reforça que está a cinco meses de portas fechadas e que o futuro da empresa na cidade é incerta mas, que, diante da reabertura de diversos cinemas, inclusive no Rio Grande do Sul, a empresa seguirá buscando a retomada das atividades o quanto antes.
Vídeo: Coletiva de impresa no MP