Menu

21°

Palmitinho - RS
32° max
16° min

Fechar

21°

Palmitinho - RS
32° max
16° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Caso Rafael: mais 15 testemunhas e Alexandra serão ouvidas nesta semana

    O interrogatório da mãe do menino encerra essa fase do processo

    A Justiça completou a primeira parte das audiências para tomada de depoimentos das testemunhas arroladas no processo criminal que apura responsabilidade pela morte de Rafael Mateus Winques, de 11 anos, em Planalto, ocorrida no mês de maio. Os trabalhos são coordenados pela Juíza de Direito Marilene Parizotto Campagna, da Comarca local.

    Ao todo, sete pessoas foram ouvidas por cerca de 15 horas. Outras 16 testemunhas irão depor na próxima semana, a partir da segunda-feira, 14. O interrogatório da acusada, Alexandra Salete Dougokenski, mãe do menino, que fecha essa fase processual, está marcado para o dia 18.

    Já depuseram: o pai de Rafael, Rodrigo Winques, Delair de Souza (namorado de Alexandra na época do fato), Ana Maristela Stamm (professora de Rafael), Carlos Eduardo da Silva (vizinho de Alexandra na época do fato), Jaqueline Luíza Mesnerovicz (mãe do melhor amigo de Rafael) e Jackson Getúlio Consoli (inspetor de polícia) e Ercílio Raulileu Carletti (Delegado de Polícia).

    Todos os depoimentos coletados, até o momento, apresentam Rafael como um menino tímido, obediente e tranquilo. O pai, diz sentir muita falta do filho e que tinha o sonho de construir uma casa para os dois. "Sinto muita falta. Aindaontem fui ao cemitério, chorei bastante lá sentado", respondeu Rodrigo após questionamento dos promotores sobre a ausência do filho.

    O ex-companheiro de Alexandra, salienta que ela sempre foi boa mãe que cobrava estudos e disciplina, que não sabe a verdade mas, que Alexandra mentiu, para ele, familiares e amigos. Outro ponto destacado por Souza é que a mãe  não deixava o filho mais velho falar, responder perguntas. "Era ela que respondia", disse.

    Um dos depoimentos mais longos foi do delegado de Planalto, Ercilio Carletti, foram mais de quatro horas, ele da ter convicção que ela premeditou o crime. "Eu tenho certeza absoluta que ela matou o filho. Os motivos, ela vai ter a chance de esclarecer" afirmou.

    Além da magistrada, indagam as testemunhas os responsáveis pela acusação, Promotores de Justiça Michele Taís Dumke Kufner e Diogo Gomes Taborda, os Advogados de defesa de Alexandra, Jean Severo, Filipe Trelles, Gustavo Nagelstein e Marco Dorigon, e os representantes da assistência de acusação.

    O cronograma inicial de depoimentos sofreu alterações, devido a demora nos depoimentos e passa a ser o seguinte:

    Dia 14/12, às 13h15:
    Bábara Zaffari Cavedon (perita do IGP)
    Roberta Brambila (testemunha de defesa)
    Alberto Moacir Cagol (irmão de Alexandra)
    Ladjane Ravagio (professora de Rafael)
    Denise Bielski Vojniek (conselheira tutelar)
    Isailde Batista (mãe de Alexandra)
    A.V.D. (irmão de Rafael)

    Dia 16/12, às 9h:
    Caroline Hercolani Alegretti (Perita do IGP)
    Eibert Moreira Neto (Delegado de Polícia)

    Dia 17/12, às 13h15:
    Rosemar Winques Ostroski (irmã de Rodrigo Winques)
    Gilmar Antonio Atzler (proprietário do imóvel que Rodrigo reside)
    Marizete Lisboa Miranda da Silva (amiga de Rodrigo Winques)
    Rodrigo Oliveira Dias (amigo de Rodrigo Winques)
    Claudiomiro Miranda da Silva (esposo de Marizete)
    Antônio Gabriel da Silva (testemunha de defesa)

    Dia 18/12, às 13h15:
    Roberto Pontes dos Santos (Médico Legista)
    Interrogatório da ré Alexandra

    Relembre o caso

    Rafael Mateus Winques desapareceu em 15 de maio deste ano, na cidade de Planalto. O corpo foi encontrado dez dias depois, em uma caixa de papelão colocada no terreno da casa vizinha onde vivia com a mãe. A causa da morte indicada pela perícia foi asfixia mecânica, provocada por estrangulamento.

    A denúncia contra Alexandra, que confessou à polícia a autoria do assassinato, foi recebida pela Justiça em 13 de julho. Ela responde por homicídio qualificado e outros três crimes conexos - ocultação de cadáver, falsidade ideológica e fraude processual. Cumpre prisão preventiva na Penitenciária Municipal de Guaíba desde o início de julho.

    None
    No Ar: Playlist Chiru com . 22:00 - 23:00

    FM
    91,1

    Deixa Rolar

    .

    22:00 - 00:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    22:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Playlist Chiru

    .

    22:00 - 23:00