Menu

14°

Palmitinho - RS
22° max
10° min

Fechar

14°

Palmitinho - RS
22° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Cigres: pneumologista fala de prevenção e cuidados com as vias respiratórias

    Jorge Alan Souza participou da Semana dedicada a prevenção de acidentes de trabalho promovida pelo consórcio

    O Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES), com sede em Seberi/RS, promoveu de 17 a 19 de maio a Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho (Sipat). Na terça-feira, 17 de maio, o médico pneumologista Jorge Alan Souza foi convidado para falar sobre os cuidados com a via respiratória.

    Com uma programação voltada para o cuidado com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, os encontros ocorreram na sede do CIGRES na troca de turno, para que todos os trabalhadores pudessem participar. “Nosso objetivo é levar conhecimento para que cada um possa colaborar na manutenção de um ambiente de trabalho saudável, com a chegada do inverno e dos dias frios é normal aumentar os casos de gripe, por isso, chamamos o doutor Jorge Alan para falar sobre os cuidados”, salientou o coordenador geral do Consórcio, Elton Tatto.

    O médico aproveitou o momento para pontuar todos os agentes que podem ser causadores de doenças respiratórias dos quais os trabalhadores do CIGRES podem estar expostos. “O nosso sistema respiratório, depois da pele, é o segundo que mais tem contato com o meio externo e, por isso, está tão suscetível a doenças. Aqui no CIGRES temos, principalmente os riscos físicos, umidade, frio, muito presentes agora no inverno, os químicos que são os gases, poeira, fumaças e ainda os agentes biológicos e os biológicos, bactérias, fungos, parasitas, vírus, que por estarmos falando em resíduos podem estar presentes”, comentou.

    Diante disso, o médico ponderou ainda os cuidados necessários para se evitar doenças, começando por uma vida saudável com a prática de atividade física, boa alimentação, sono adequado, evitar o estresse, além do uso de máscara e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a vacinação, higiene especialmente das mãos, uso de roupas adequadas para a temperatura, exames periódicos  e entender que cada um é responsável pela sua saúde.

    Além de Jorge Alan, participaram da SIPAT o professor da UFSM e doutor em Engenharia Civil, Willian Fernando de Borba, que falou sobre segurança no manuseio dos resíduos sólidos urbanos e o dentista Derli Antônio Giehl, que abordou a prevenção e educação em saúde bucal.

     

    None
    No Ar: Boteco da Chiru com Liliane Caratti 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Programa do Julinho

    Julinho Balestrin

    19:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Liliane Caratti

    19:00 - 21:00