Menu

22°

Palmitinho - RS
26° max
21° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
26° max
21° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Clima quente e seco favorece colheita e qualidade dos grãos de verão

    Agricultores estão colhendo entre 50 e 70 sacas de soja por hectare

    Segue a colheita dos grãos de verão, com o milho alcançando quase metade (47%) da área cultivada, a soja tem 4%, o feijão 1ª safra, 78% da área já colhida e o arroz, 10%.

    De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater-RS/Ascar, o avanço significativo desta fase das culturas ocorreu devido ao clima quente e seco.

    A safra de milho está mais adiantada na parte Noroeste da metade Norte gaúcha, apresentando boa qualidade do produto, com baixa porcentagem de grãos quebrados e trincados. Nas regiões Serrana, Metropolitana e Sul, a colheita se inicia.

    Em todo o estado, o desenvolvimento do milho é considerado ótimo, com a produtividade registrando elevado rendimento, variável entre regiões. A produtividade ultrapassa 220 sacas por hectare no Alto da Serra do Botucaraí, por exemplo. No geral, 16% da área de milho está madura, 25% em enchimento de grãos, 6% em floração e 6% em germinação e desenvolvimento vegetativo. 

    Soja

    Majoritariamente em enchimento de grãos (71%), a cultura da soja evolui para a maturação, com várias lavouras apresentando coloração amarelada das folhas e vagens com grãos formados.

    Nas regiões da Serra e Campos de Cima da Serra, há excelente carga de vagens, indicando perspectiva de ótimo rendimento. As demais fases são 4% das lavouras já colhidas, 11% estão maduros, 12% em floração e 2% em desenvolvimento vegetativo.

    Em geral, a cultura da soja segue com bom desenvolvimento e potencial produtivo. As áreas colhidas nas regiões Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí apresentam variação de produtividade entre 50 e 70 sacas por hectare, de acordo com nível de fertilidade do solo.

    Na Fronteira Oeste e Campanha, a limitação até o momento para potencial produtivo diz respeito ao porte baixo e a falhas no estande (densidade de plantio) de algumas lavouras. 

     

    Emater-RS/ASCAR

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Tá na Hora com Edinei Dal Asta 08:00 - 10:00

    FM
    91,1

    De Prosa e Mate

    Fabiane de Oliveira

    07:00 - 09:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza com a participação da equipe de Jornalismo do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Tá na Hora

    Edinei Dal Asta

    08:00 - 10:00