Menu

20°

Palmitinho - RS
24° max
20° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
24° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Codemau conquista quinta posição na votação da Consulta Popular

    Governo do RS divulgou os dados do processo nesta semana

    O Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) conquistou a quinta posição na votação da Consulta Popular 2022/2023. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Departamento de Articulação Regional e Participação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul.

    Mais de de 137 mil gaúchos votaram na Consulta Popular entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Na região do Codemau, 7.773 pessoas participaram do processo. A quinta posição garantiu ao Codemau o plus de R$ 500 mil, disponibilizados pelo Governo do RS para as nove regiões com maior participação. O Corede que obteve o maior número de votos em todo o Estado foi o da região Celeiro.

    As demandas eleitas foram:

    1º lugar: Apoio as cadeias produtivas indutoras do desenvolvimento regional;

    2º lugar: Fortalecimento do turismo regional;

    3º lugar: Programa de Conservação e Recuperação de águas e solos da região do Codemau.

    A presidente do Codemau, Marcia Faccin, explica que 13 municípios da região atingiram o percentual mínimo de 2% dos eleitores votando na Consulta Popular, pré-requisito que consta no regimento interno e foi amplamente divulgado pelo Codemau, para que os municípios pudessem acessar os recursos desta Consulta Popular. “Acredita-se que essa participação atípica da região se deve em boa parte pela forma de votação, que neste ano, novamente, foi via empresa Colab. Nos primeiros dias o sistema apresentou problemas de votação e a disponibilização de outras formas de votação não reduziu os problemas já apresentados no ano passado, dificultando muito a participação”.

    Marcia disse ainda que o período de votação foi prorrogado, justamente, pelos inúmeros problemas relatados por todos os Coredes ao Governo do Estado e as pessoas acabaram não acessando, mais uma vez, as plataformas de votação para fazer uma nova tentativa de votar. A presidente do Codemau disse ainda que o objetivo era que todos os municípios tivessem conseguido o percentual mínimo de 2% dos eleitores, pois, historicamente, a região tem uma performance muito boa de participação nas Consultas Populares.

    Em reunião de avaliação, o Fórum dos Coredes, novamente elencou um rol de dificuldades encontradas no processo de votação, através da empresa Colab e apresentou sugestões ao novo governo para buscar fortalecer e resgatar a boa participação que a Consulta Popular já teve em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

    Confira como foi o desempenho dos municípios da região

    * Com informações do Codemau

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    Clarim Campeiro

    Alex Nunes - O Barbicacho

    05:00 - 07:00

    FM
    104,3

    Novo Dia 104

    Douglas Biguelini

    05:00 - 07:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00