Menu

12°

Palmitinho - RS
23° max
10° min

Fechar

12°

Palmitinho - RS
23° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Compass vence leilão de privatização da Sulgás

    A oferta de R$ 927.799.896,55, valor mínimo estipulado no edital, foi feita pela empresa do Grupo Cosan

    A Compass Gás & Energia venceu, na tarde desta sexta-feira, 22 de outubro, o leilão de privatização do controle da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), que tem concessão para exploração dos serviços do combustível canalizado no RS. A oferta de R$ 927.799.896,55, valor mínimo estipulado no edital, foi feita pela empresa do Grupo Cosan no leilão realizado na sede da B3, em São Paulo.

    Além de uma oportunidade de receita para o enfrentamento da crise financeira, as desestatizações são encaradas pelo governo como um caminho para gerar investimentos privados e melhoria dos serviços públicos prestados à população. Até agora, a atual gestão já esteve cinco vezes na B3 – com a PPP do Saneamento da Região Metropolitana, na venda da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) e da CEEE Transmissão, na concessão da rodovia RSC-287 e, agora, com a Sulgás.

    O leilão ocorreu em lote único de 10.996.948 de ações de emissão da Sulgás e de propriedade do Estado, representando 51% do capital social da companhia, sendo os 49% restantes pertencentes à Petrobras Gás S.A. (Gaspetro).

    A Compass foi criada no ano passado com o objetivo de proporcionar mais acesso ao gás natural no país, integrando os mercados de gás e energia, onde o grupo Cosan já atuava.

    A alienação das ações da Sulgás foi aprovada pelo Conselho Diretor do Programa de Reforma do Estado do Rio Grande Sul e autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

    A Sulgás iniciou a comercialização do gás natural em 2000, com a conclusão do gasoduto Bolívia–Brasil, e desde sua criação, em 1993, atua como uma sociedade de economia mista, tendo como acionistas o Estado do Rio Grande do Sul e a Gaspetro. Atualmente, a empresa distribui, em média, 2,27 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente a mais de 68 mil clientes, dispondo de uma rede de distribuição de gás com 1.355 quilômetros de extensão.

    Sobre a Compass

    A Compass Gás & Energia foi fundada pela Cosan, em 2020, com o propósito de criar alternativas de gás e energia mais competitivas aos clientes e à sociedade, com segurança, eficiência e gente engajada.

    A companhia surgiu como um modelo de negócio pioneiro no Brasil. A proposta é proporcionar mais acesso ao gás natural, integrando os mercados de gás e energia, incentivando a competitividade da economia e aumentando a segurança do sistema elétrico.

    A Compass já nasceu com um portfólio robusto, contando com a Comgás, a maior distribuidora de gás encanado do país. Além da distribuição, a atuação da nova empresa está focada em outro três segmentos: infraestrutura e originação de gás natural, aumentando o acesso à oferta de gás do pré-sal e conectando a Baixada Santista e o Estado de São Paulo ao mercado global de gás; comercialização de gás, oferecendo opcionalidade, flexibilidade e competitividade aos clientes; e geração térmica a gás, transformando gás em eletricidade e trazendo segurança ao sistema elétrico.

    Privatizações no RS

    Em 2 de julho de 2019, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 265/2019, que autorizou o Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul a promover medidas de desestatização da Sulgás. A Lei 15.299 foi sancionada e promulgada dois dias depois.

    A partir da autorização legislativa, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi contratado pelo governo do Estado, em 24 de setembro de 2019, para conduzir o processo de privatização da Sulgás e das demais estatais.

    O edital do segmento de geração de energia, a CEEE-G, deve ser lançado até o fim de 2021 e o leilão de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) deve ocorrer no primeiro trimestre de 2022.

    *Com informações do Governo do RS

    None
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00