Menu

19°

Palmitinho - RS
23° max
9° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
23° max
9° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Confirmado novo caso de Newcastle em Santa Catarina

    Terceiro foco foi registrado em Nova Erechim, no oeste catarinense, em propriedade com 9,6 mil aves

    O Estado de Santa Catarina confirmou nesta terça-feira, 27 de outubro, o terceiro foco da doença de Newcastle em uma granja comercial de Nova Erechim. A propriedade fica a nove quilômetros do primeiro foco, em Nova Itaberaba, e abriga cerca de de 9,6 mil aves, que não apresentava sintomas. 

    Equipes do Ministério da Agricultura e da  Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) ampliarão, a partir de agora, o monitoramento para propriedades localizadas em um raio de mais nove quilômetros.

    Assim como Coronel Freitas, onde foi confirmado o segundo foco, Nova Erechim já estava sob emergência zoossanitária, decretada pelo Ministério da Agricultura após o primeiro registro da doença. A medida também abrange o município de Águas Frias e prevê o reforço das ações de vigilância e controle sanitário por 60 dias.

    Em Nova Itaberaba, as medidas sanitárias foram adotadas, e a propriedade está em vazio sanitário, com o foco já encerrado. Em Coronel Freitas, foram concluídos o abate e o enterro dos perus. No local, seguem os trabalhos de limpeza e desinfecção.

    Até agora, já foram vistoriadas 133 propriedades comerciais e 551 criações de subsistência. A operação mantém quatro barreiras sanitárias em funcionamento, com fiscalização e desinfecção de veículos. Também são realizadas ações de monitoramento das aves, coleta de amostras e orientação aos produtores sobre prevenção e biosseguridade.

    Como a doença foi detectada em aves comerciais, o setor poderá sofrer impactos econômicos. Países já suspenderam a importação de produtos avícolas de Santa Catarina e, em alguns casos, de todo o Brasil.

    No Brasil, o caso mais recente da doença havia sido registrado em 17 de julho de 2024, em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. O episódio foi controlado e considerado oficialmente encerrado pela OMSA 90 dias depois.

    *Informações GZH

    Amanda Busnello - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Boteco da Chiru com Amanda Busnello 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Beatriz Vieira

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Programa do Julinho

    Julinho Balestrin

    19:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00