Menu

21°

Palmitinho - RS
30° max
19° min

Fechar

21°

Palmitinho - RS
30° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Coronel Bicaco: agentes de endemias aprendem novas estratégias para combater o Aedes Aegypti

    Além desta ação, foi realizada a aplicação do fumacê em toda a cidade

    Os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), do munícipio de Coronel Bicaco, Everton Alexandre dos Santos, Scheila Paranhos, Andreia de Lima e Marcos Ávila, receberam capacitação em duas novas estratégias para combate do Aedes Aegypti.

    No curso realizado em Jaboticaba, foi ensinado o método Ovitrampas e a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI). O ovitrampas consiste na colocação de armadilhas em locais específicos, para que as fêmeas do mosquito depositem os ovos e, assim, se possa fazer a vigilância do vírus e do vetor nas áreas escolhidas para serem investigadas.

    Já a BRI, trata-se de uma borrifação dentro do imóvel, utilizando um inseticida com poder residual, que vai ficar agindo por quatro meses. É aplicada dentro do domicílio e somente nos locais preferenciais de repouso do mosquito, sendo uma estratégia seletiva de controle. As duas ações fazem parte do Programa Estadual de Vigilância e Controle de Aedes, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). 

    Fumacê

    Além dessas ações, a SMS e a Vigilância Epidemiológica, juntamente com a 15ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), realizaram na manhã da terça-feira, 2 de abril, a aplicação do fumacê. O veículo equipado com bomba para Ultra Baixo Volume (UBV pesado) transitou pelos bairros Faxinal, Vila Diniz, Fenamate, Santa Maria e parte do centro.

    Na manhã da sexta-feira, 5 de abril, acontecerá a segunda etapa de aplicação do inseticida que contribui para eliminar o Aedes Aegypti. O roteiro contemplará os demais bairros e o restante da área central do perímetro urbano.

    A enfermeira Angélica Cecília Burin, responsável pela Vigilância Epidemiológica, solicita aos moradores que façam a limpeza constante dos pátios e terrenos, não permitindo que recipientes acumulem água parada. Ela ressalta a importância de usar repelente para evitar a transmissão do vírus.

    — Sabemos que muitas pessoas gostam de estocar água da chuva para lavar calçadas e outras partes da casa, mas agora não é momento para isso — afirmou a enfermeira.

    Nas visitas domiciliares, os agentes comunitários e de endemias orientam a população sobre as maneiras de impedir a proliferação do Aedes Aegypti e sintomas da doença. Os profissionais também já ministraram palestras em várias escolas da rede municipal.

     

    *Com informações da Ascom/Coronel Bicaco

    Amanda Busnello - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00