Menu

20°

Palmitinho - RS
23° max
19° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
23° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Coronel Bicaco: expectativa é que pelo menos cinco empresas participem da licitação

    A administração não renovou o contrato com a Corsan e deverá licitar o serviço em final de fevereiro

    A prefeitura de Coronel Bicaco realizou audiência pública, para apresentação e justificativas do Plano de Concessão Comum para Prestação de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, bem como, para oportunizar a participação popular, em atendimento à Lei de Licitações e do Marco Regulatório do Saneamento. O debate ocorreu na manhã da última quinta-feira, 25, na Câmara de Vereadores.

    A partir da publicação da Lei Municipal nº 4.923, em setembro do ano passado, Coronel Bicaco vem desenvolvendo o processo de exercício da titularidade dos serviços de saneamento básico, compreendendo captação, tratamento e distribuição de água, bem como, coleta e tratamento de esgoto sanitário.

    A audiência pública teve a presença do prefeito Jurandir da Silva; do vice-prefeito, Arleu Valadar; da promotora de Justiça, Miriam Alves de Souza; do procurador municipal, Stefano Vinicius Dapper; secretários municipais; edis; servidores públicos e populares.

    O secretário municipal de Planejamento, José Adelar Milczarek, presidiu a audiência pública e sintetizou alguns itens do processo, trazendo para a apresentação e discussão, etapas que geram interesse e que afetarão diretamente a população, em especial, os tipos de obras e intervenções, os prazos de execução e o início da cobrança pelos serviços, assim como os seus respectivos valores. Todos esses estudos estão à disposição para consulta dos interessados, na página do município na internet.

    Na sequência, foi apresentado a modelagem jurídica, técnica e econômica do projeto de concessão do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário, pelo advogado Mateus Klein. Segundo ele, a proposta é na modalidade comum, ou seja, o sistema é sustentado pelas tarifas pagas por usuários e não haverá aporte de recursos públicos para o funcionamento dos serviços.

    O advogado ainda detalhou as etapas do certame de licitação e as exigências para as empresas interessadas. "É importante dizer que o critério será a menor tarifa. Isso significa que os beneficiados serão os próprios usuários", afirmou.

    Em sua manifestação, o engenheiro civil Tiago Luís Gomes revelou que o diagnóstico inicial mostrou que é satisfatório o abastecimento de água, sendo, no momento, desnecessária a ampliação do número de poços. Entretanto, frisou que é indispensável aumentar a capacidade de armazenamento de água e pontuou algumas ações a serem executadas, como o melhoramento da condução da água desde os poços até os reservatórios e a substituição de hidrômetros nas residências.

    Esgoto

    Quanto ao esgotamento sanitário, considerando que inexiste um sistema operante, serão exigidos volumosos investimentos, que devem alcançar os R$ 30 milhões. Neste sentido, foi apresentado um resumo das obras necessárias, seu cronograma de implantação e a modelagem tarifária dos serviços, que partem de valores ligeiramente inferiores aos praticados pela CORSAN, onde, no processo de concessão, estima-se uma redução considerável destes valores.

    Durante a audiência pública, o prefeito Jurandir da Silva ressaltou que várias empresas já demonstraram interesse no projeto de concessão. "Temos a expectativa que de três a cinco empresas participarão da licitação e entendemos necessário o debate e a construção de soluções que favoreçam nossa população, pois falamos de uma concessão de 35 anos", poderou da Silva.

    Poderá haver um momento de transição dos serviços com a empresa que vencer a concessão. Até lá, a AEGEA/CORSAN permanece na execução dos serviços, em caráter precário. "Ainda que não tenham a obrigação de realizar novos investimentos, devem manter a excelência dos serviços, respondendo por eventuais omissões ou prejuízos a terceiros", completou o prefeito.

    Consulta Pública 

    Está disponível na página oficial do município na internet, até o próximo dia 15 de fevereiro, a Consulta Pública visando colher sugestões e contribuições ao projeto de Concessão Comum de Prestação do Serviço Público Local de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.

    Participe da consulta aqui

    Participe dessa importante discussão. Regulamento e mais informações disponíveis em: www.coronelbicaco.rs.gov.br

     

    *Com informações Ascom/Coronel Bicaco

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 00:00 - 07:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    00:00 - 07:00