Menu

Palmitinho - RS
17° max
8° min

Fechar

Palmitinho - RS
17° max
8° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Cotrifred promove evento para aproximar mulheres da cooperativa

    1ª Mulheres que cooperam reuniu mais de 100 produtoras rurais

    De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as mulheres já são a maioria no Brasil, o ultimo censo também mostrou que das mais de cinco milhões de propriedades rurais no Brasil, aproximadamente um milhão são comandadas por mulheres, o que representa cerca de 19%, de olho nessas estatísticas a Cotrifred lançou a ação Mulheres que cooperam. O primeiro encontro ocorreu nesta quinta-feira, 4 de abril, no salão paroquial de Frederico Westphalen.

    O presidente da Cotrifred, Élio Pacheco, salientou que é um desejo da cooperativa que essas mulheres, que são essenciais na propriedade, possam estar junto nas decisões da cooperativa. “Não por uma vontade nossa, mas pelo desenho das famílias, os homens são associados da cooperativa e as mulheres não. Na nossa assembleia uma me perguntou se além do marido ela também poderia se associar, e é claro que pode. É isso que queremos, assim como nas cooperativas de crédito as mulheres associadas, que elas participem, das decisões também nas cooperativas de produção”, disse ao pontuar que na atividade leiteira a maioria são mulheres que coordenam os trabalhos na propriedade.

    O projeto tem o objetivo de desenvolver ações que buscam a valorização da mulher associada. Desde o trabalho desenvolvido na propriedade rural, protagonismo feminino, a ações que visam incentivar o cuidado, saúde e autoestima da mulher.

    De acordo com a responsável pelo departamento de comunicação da cooperativa e coordenadora do projeto, Andriéli Bertó, esse foi o primeiro encontro de uma ação que irá se perpetuar na cooperativa. “Nossa ideia é promover formações, e até um dia de campo especialmente para elas. Visando aproximar e também incentivar elas a participar das decisões na cooperativa mas, ouvindo elas e trazendo temáticas que elas queiram”, complementou.

    O encontro contou, ainda, com a palestra de Raquel Borghetti sobre Liderança e Inspiração no Agronegócio. “Tenho levado por todo o Estado essa palestra para falr com as mulheres, mostrar o quanto elas podem ajudar nas propriedades, mas, que acima de tudo, elas precisam estar bem, não podem esquecer delas mesmas. Do cuidado, da oração, de se presentear mesmo que seja com tempo de qualidade para curtir com a família, pois se elas estão bem, a família toda está bem”, pontuou a palestrante.

    Raquel trouxe ainda uma pesquisa feita pela Emater que mostra que as mulheres além de estarem atuando nas propriedades, estão fazendo parte das decisões, e sim elas precisam conhecimento, precisam participação, precisam estar fortalecidas para também poder auxiliar no desenvolvimento econômico da família.

    Mulheres de Frederico Westphalen, Caiçara, Iraí, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra, Vista Alegre, onde a cooperativa tem filiais, participaram do encontro.

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Boteco da Chiru com Liliane Caratti 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Programa do Julinho

    Julinho Balestrin

    19:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Liliane Caratti

    19:00 - 21:00