Menu

20°

Palmitinho - RS
26° max
17° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
26° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • CPI do Abuso de Autoridade do STF e TSE é protocolada na Câmara dos Deputados

    O requerimento é do Deputado Federal Marcel Van Hattem (Novo-RS)

    O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) apresentou requerimento de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar abuso de autoridade praticado por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em entrevista ao Grupo Chiru, o parlamentar gaúcho disse que os ministros têm violado sistematicamente direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição, através de condutas arbitrárias sem a observância do devido processo legal. 

    O documento enumera, conforme o Parlamentar, uma série de arbitrariedades, como a decisão recente do ministro Alexandre de Moraes de bloquear as contas bancárias de 43 pessoas e empresas suspeitas de financiarem atos supostamente antidemocráticos. O Banco Rodobens, por exemplo, teve suas contas bloqueadas porque proprietários de caminhões que participaram das manifestações fizeram financiamento junto à instituição. 

    - É gravíssimo que uma decisão tão drástica como bloquear as contas bancárias de pessoas e empresas ocorra sem que haja indícios inequívocos de sua participação em atos criminosos e sem que seja sequer observado o devido processo legal, alerta Marcel. 

    A decisão de Alexandre de Moraes provocou reação de seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que solicitaram ao Conselho Federal da OAB que analise o caso, pois consideram que os fatos divulgados “sugerem que tal decisão foi proferida sem qualquer notificação prévia dos supostos envolvidos, nem mesmo o Ministério Público, sabidamente fiscal da lei em procedimentos judiciais, o que pode, em tese, caracterizar o afastamento dos consagrados princípios constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório”.

    Para Marcel, a adoção da censura parece ter se tornado regra no Brasil, promovendo o retorno do autoritarismo e instituindo um verdadeiro Estado de exceção. “O economista Marcos Cintra teve seu perfil no Twitter censurado por - pasmem - fazer perguntas sobre as urnas e questionar se todas as denúncias seriam checadas pelo TSE. Parlamentares eleitos e deputados em pleno exercício do mandato estão sendo calados pelo Poder Judiciário”, afirma o parlamentar. 

     

    None
    No Ar: Playlist Chiru com . 22:00 - 23:00

    FM
    91,1

    Deixa Rolar

    .

    22:00 - 00:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    22:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Playlist Chiru

    .

    22:00 - 23:00